Assistência Social, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta quarta-feira, 09, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou uma tarde repleta de atividades em alusão a campanha do Agosto Lilás, com o tema “Não se cale, levante a mão e diga não”. A programação incluiu uma caminhada pela Avenida Goiás, transmitindo a mensagem de conscientização para a população. O evento encerrou em frente à sede da Prefeitura, onde ocorreu a cerimônia de acendimento das luzes na cor lilás, que permanecerão acesas durante todo o mês de agosto, como um lembrete constante da causa.

Centenas de pessoas participaram da caminhada com faixas e decorações reforçando a mensagem de conscientização e combate a violência contra as mulheres. A mobilização chamou a atenção das pessoas no comércio central da cidade. A vendedora Angélica Nunes acompanhou a caminhada que passou em frente ao comércio em que trabalha e enalteceu a iniciativa. “Muito importante a sociedade ver esse movimento, que está crescendo cada vez mais. Nós mulheres precisamos nos unir e ter consciência de dar um basta nisso, não aceitamos mais violência, não cabe mais na sociedade”, relatou.

A prefeita Josi Nunes, entusiasmada com a mobilização realizada em Gurupi, destacou que o município tem intensificado cada vez mais as políticas públicas de amparo a mulher, em parceria com os demais órgãos de apoio. “Sempre fazemos essa campanha, mas desta vez com uma dimensão bem maior, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e demais órgãos de apoio, e estamos fortalecendo as ações em Gurupi, formando uma rede de apoio cada vez mais robusta, pois ninguém faz nada sozinho. E o importante é que a mulher tenha consciência, não aceite nenhum tipo de violência, diga não, procure ajuda e tente romper com esse ciclo de violência”, disse.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, fez questão de participar de toda a programação e destacou a importância desse mês para as mulheres, quando se comemora 17 anos da Lei Maria da Penha. “Mesmo assim é preciso fazer campanhas para reforçarmos a mensagem de dizer não a violência, de denunciar e de amar nossas mulheres, então trazemos essa pauta para o debate para que as mulheres recebam essa informação e criem coragem para denunciar. Já melhoramos bastante nesses 17 anos, mas ainda temos muito a avançar”, enfatizou.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, expressou a importância da Campanha Agosto Lilás na conscientização da população sobre a violência contra a mulher e reforçou a colaboração entre a Prefeitura, o Governo do estado, o Tribunal de Justiça, o Sistema “S” e as polícias militar e civil. “A Campanha Agosto Lilás não é apenas uma série de eventos, mas um movimento coletivo para garantir que todas as mulheres tenham o direito de viver suas vidas sem medo e violência, estamos comprometidos em fornecer recursos, apoio emocional e acesso à justiça para as vítimas, enquanto trabalhamos em colaboração com nossos parceiros para erradicar a violência contra as mulheres de uma vez por todas”, relatou.

Sala da Mulher

A programação também contou com a apresentação da Sala de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Casego. O espaço foi criado pela Prefeitura de Gurupi no mês de junho deste ano, com o intuito de oferecer apoio psicológico e emocional às mulheres vítimas de violência que se encontram sob medida protetiva, onde são acolhidas e acompanhadas por uma psicóloga, podendo serem atendidas no local ou onde preferirem, de forma totalmente sigilosa. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar, por meio da Patrulha da Mulher.

A coordenadora da sala, psicóloga Nilsem Santos, enfatizou que o trabalho é fundamental para o amparo às mulheres vítimas de violência. “A mulher que chega aqui vem encaminhada pela Patrulha da Mulher e já está sob medida protetiva, e nós oferecemos atendimentos psicológicos, acolhida e sessões terapêuticas. Nossa prefeita tem um olhar muito amoroso para com as mulheres e aqui é um trabalho de amor, de resgate da dignidade, e o município está de parabéns por essa iniciativa”, contou.

Solenidade de apresentação da Sala da Mulher. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Sala da Mulher na UBS Casego. Foto: Gabriel Chagas – Secom Gurupi

Palestra e Roda de Conversa

Foi realizada ainda uma palestra seguida de uma roda de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do setor Vila Nova, onde foi abordado o tema “O Amor não Sufoca”. A advogada Jaqueline Ribeiro foi a palestrante e reforçou a importância do conhecimento no combate a violência. “Um momento de reflexão para as pessoas pensarem como fazem para construir relações saudáveis e como se proteger da violência. O conhecimento empodera e é uma forma de coibir práticas machistas e combater cada vez mais a violência contra as mulheres”, explicou.

Palestra no CRAS Vila Nova. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

As atividades do Agosto Lilás seguem em Gurupi durante o mês:

Dia 16/08

08h – Blitz Educativa – Tribunal de Justiça do Tocantins e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Local: Rua 05, com a Avenida Goiás.

Dias 15, 16, 17 e 22/08

Palestras em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins nos departamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS) e Escolas Municipais e Estaduais de Gurupi.

Dias 31/08/2023

Encerramento da campanha Agosto Lilás, com atividades na área da cultura, lazer e educação.
Local: Feira do Produtor Rural na Avenida Maranhão, Centro.