Destaque, Educação|

Por Fabíola Sélis- ascom SEMEG

Fotos: Mai-kito Santos / Lino Vargas

“Eu estava com saudade da escola”, foi assim que a Kamilly Souza da Silva, de 9 anos, descreveu como foi voltar pra escola nesta segunda-feira, 31, em Gurupi. Kamilly é aluna da Escola Municipal Vila Nova, e voltou com tudo. Participou da aula regular pela manhã e de tarde, lá estava ela toda animada participando da aula de reforço, que faz parte do programa Estarte, de educação em tempo integral, da secretaria municipal da educação.

Nesse primeiro dia, os alunos estenderam um pouco mais as férias e o retorno foi gradativo. Mas segundo a diretora do Instituto Silny Rodrigues, Dayane Damasceno, esse cenário deve mudar ao longo da semana. “Alguns estão com as férias mais longas, porque tem pais com filhos em unidades particulares e estaduais, e essas ainda não retornaram. Mas isso deve mudar logo, acredito que nesta terça-feira, todos já estarão de volta, na totalidade”, disse.

Recepção dos alunos

O primeiro dia de aula, em algumas escolas, contou com a presença da prefeita Josi Nunes, do secretário municipal da educação, Professor Davi Abrantes, também da secretária municipal de assistência social e cidadania, Cristina Donato e ainda dos vereadores Elvan Leão e Zezinho da Lafiche. Outros secretários da gestão também participaram da recepção, divididos entre as unidades da rede.

A visita aconteceu da porta de entrada até às salas de aulas. Passando por todas as dependências das unidades. A Prefeita e o Secretário ouviram os servidores, os alunos e acompanharam de perto o retorno das atividades em sala de aula. Na oportunidade, Josi Nunes pediu que os alunos escrevessem cartas para ela. “Vamos aproveitar o momento, quero saber de vocês o que Gurupi está precisando, escrevam pra mim, eu vou ler todas. Quero ouvir vocês. Nossa gestão é participativa e colaborativa e precisamos saber o que vocês pensam sobre a nossa cidade. Conte sobre ideias, projetos, reclamações, sugestões e se quiserem, também elogios”, ressaltou.

Neste novo capítulo, as escolas municipais abrem suas portas para acolher a esperança de um futuro brilhante e repleto de possibilidades. “Foi muito lindo ver os sorrisos nos rostos dos pequenos e também de toda a equipe escolar que voltou com tudo. Agora começou uma nova etapa para compartilhar experiências únicas, que só o ambiente escolar proporciona. Estamos empenhados em trabalhar por uma educação com muito mais qualidade”, disse secretário da educação, Professor Davi Abrantes.

A volta às aulas na rede municipal foi cuidadosamente planejada, priorizando a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos. A Prefeitura de Gurupi está comprometida em oferecer uma educação que transcende as barreiras do conhecimento, promovendo também o desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Obras

Cinco escolas só devem retornar em agosto. A gestão da Escola Municipal Odair Lúcio, em reunião com os pais, conselho municipal da educação e secretaria municipal da educação, definiram em conjunto, o retorno das aulas para o dia 21/08. Isso porque a unidade vai passar por reforma. Confira aqui:

Prefeitura de Gurupi prepara um retorno às aulas seguro e acolhedor para os estudantes