Por Fabíola Sélis- ascom SEMEG
Fotos: Divulgação
O 19º Fórum Nacional de Dirigentes da Educação, aconteceu nos dias 6 a 9 de agosto, em Cuiabá/MT. Com o tema “cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década” e reuniu mais de 2 mil participantes que discutiram estratégias, compartilharam experiências e debateram os principais avanços e desafios enfrentados na área da educação.
O secretário municipal da educação de Gurupi, professor Davi Abrantes e a diretora de gestão pedagógica, Marquília Resplandes, participaram do evento junto com líderes e representantes de 20 municípios do Tocantins. O Fórum realizado pela Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, foi um espaço de discussão dos avanços e desafios na área educacional.
Em sua participação, o Secretário ressaltou a importância de eventos como o Fórum Nacional para a troca de experiências e conhecimentos entre gestores de diferentes regiões do país. “Essa é uma oportunidade valiosa para aprendermos com as melhores práticas adotadas por outras cidades e estados, além de discutir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos em nossas redes educacionais”, afirmou Abrantes.
Fórum
Contou com uma programação com mesas-redondas, palestras e workshops que abordaram temas relevantes para a gestão educacional, incluindo a implementação de novas tecnologias no ensino, políticas de inclusão, formação de professores e a adaptação da educação em meio aos desafios impostos pela pandemia. E ainda teve a presença de renomados especialistas, palestrantes da área educacional e também o Ministro da Educação, Camilo Santana, que compartilharam suas perspectivas sobre as tendências e direcionamentos futuros do ensino no Brasil.
O Fórum também proporcionou um espaço de networking e intercâmbio, possibilitando que os participantes estabelecessem contatos e parcerias para fortalecer ainda mais a educação em seus respectivos municípios. Abrantes destacou a importância de aplicar o conhecimento adquirido no evento na melhoria contínua do sistema educacional de Gurupi. “Vamos trabalhar para implementar as melhores práticas e ideias discutidas no Fórum, visando proporcionar uma educação de qualidade e alinhada às necessidades de nossos alunos e professores”, concluiu.