Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Nesta terça-feira, 19, a comunidade do setor São José se uniu em uma caminhada seguida de um mutirão de atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Um evento especial realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental.

Equipe da USF São José!/ Foto Divulgação

A iniciativa reuniu profissionais de saúde, voluntários e moradores da região para oferecer uma variedade de serviços de saúde gratuitos à população. Desde exames de rotina até consultas de enfermagem, odontológicas e médicas, a comunidade teve acesso a cuidados abrangentes e ainda contou com um café da manhã saudável.

Atendimento e palestra odontológicas./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

Atendimentos de enfermagem./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“O mutirão de atendimentos na Unidade de Saúde São José foi um verdadeiro exemplo de solidariedade e cuidado com a comunidade. Demonstrou como a conscientização sobre saúde mental e a disponibilidade de serviços de qualidade podem fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo o bem-estar e a esperança em tempos desafiadores. Essa iniciativa fortaleceu os laços na comunidade e inspirou ações futuras em prol da saúde mental com certeza”, disse Tatiane Aires de Aguiar, estudante que participou do evento.

Foto Divulgação

A caminhada chamou a atenção dos moradores locais e percorreu as ruas do setor, onde participantes vestiram camisetas amarelas em solidariedade à causa do Setembro Amarelo. Durante a caminhada, cartazes e faixas destacavam mensagens de apoio, ressaltando a importância de falar abertamente sobre questões de saúde mental e de buscar ajuda quando necessário.

Vacinação./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Eu participei da caminhada porque estou muito feliz em participar do grupo de idosos da USF São José. Perdi meu marido há seis meses e estava muito triste, depois que entrei conheci pessoas novas, fiz amizades e isso me trouxe de volta um pouco da alegria. Vou continuar e estar presente em todas ações porque são sempre muito animadas”, contou dona Zefinha de Moura Reinaldo, aposentada que fez questão de contar a história dela.

Caminhada pelas ruas do setor São José./ Foto Divulgação

Atendimento de acompanhamento do Bolsa Família./ Foto Lino Vargas – Secom Gurupi

“Os servidores da USF São José estão de parabéns! Foi muito bonito todo o evento! A comunidade participou em peso e isso nos deixou muito contentes! É importante lembrar que esta é apenas uma das várias ações que estamos realizando em nossas USFs durante todo este mês de Setembro. São campanhas que acontecem em todo país e nós aqui em Gurupi participamos de forma efetiva, levando à comunidade atendimentos e conscientização em torno do tema”, destacou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.