Assistência Social, Destaque|

Josy Donato-Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Assistência Social, aderiu ao programa “Mulheres Mais Renda”. Promovido pela BRK Ambiental, o programa vai beneficiar 30 costureiras de baixa renda em Gurupi que foram selecionadas para confeccionarem absorventes reutilizáveis, e receberão uma renda de R$ 2.000,00 pela produção.

O intuito do projeto vai além da geração de renda: abrangerá também outras mulheres em situação de vulnerabilidade social que receberão os absorventes gratuitamente. A prefeita Josi Nunes destaca que é uma prioridade da gestão fazer parcerias que contribuam com melhorias que promovam desenvolvimento econômico e social, trazendo mais dignidade ao povo gurupiense por meio de ações e políticas públicas.

“É um projeto muito bonito que traz múltiplos benefícios: além de gerar renda, vai também beneficiar adolescentes e outras mulheres que não possuem recursos para comprarem absorventes, também é um aliado para o meio ambiente, visto que é um produto reutilizável, pois o absorvente industrializado é um dos grandes vilões dos entupimentos das redes coletoras de esgoto, que muitas vezes são descartados de forma incorreta e ainda vai capacitar essas costureiras e quem sabe motivar algumas delas a desenvolver um negócio voltado para isso”, disse a prefeita Josi Nunes.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, explica que as 30 mulheres foram selecionadas na última sexta-feira, 01, e receberão em suas casas todos os insumos necessários para a confecção dos absorventes. “Elas vão receber os materiais já cortados mais o tutorial para a produção, cada uma delas vai confeccionar 500 absorventes em um prazo de 2 meses e depois vamos montar kits e distribuir para mulheres carentes do nosso município”.

Os kits serão compostos com 4 absorventes dentro de saquinhos impermeáveis e uma cartilha explicativa sobre os cuidados e formas de uso. Os absorventes ecológicos serão produzidos em um modelo já pesquisado e testado utilizando tecido de alta absorção que poderá ser lavado tem uma durabilidade de 2 a 3 anos.