Destaque, Saúde|

Compartilhe:

Por Karla Paz – Ascom Semus

O Mutirão de Combate à Dengue realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde chegou aos setores Vila Nova e Jardim Boulevard. A iniciativa acontece desde o início do ano e até agora já foram realizados 5 grandes mutirões, nos setores Waldir Lins I e II, na região do Trevo do Praia, na Vila São José 1 e 2 e no setor Bela Vista. Esta será a sexta ação que segue por toda cidade, durante o ano.

Foto Divulgação

Durante o mutirão, equipes de agentes de saúde e voluntários percorreram os bairros, conscientizando os moradores sobre as medidas de prevenção, eliminando criadouros potenciais de mosquitos e aplicando inseticidas em áreas críticas. A colaboração da comunidade desempenhou um papel fundamental, demonstrando o comprometimento coletivo em eliminar o mosquito.

Foto Divulgação

“Estas ações são muito importantes porque previne, né? Porque devido a correria a gente não percebe que tem algo errado e o agente vindo e olhando o quintal, ele descobre, vê se tem alguma coisa ali e a gente já é alertado”, disse dona Luciana Vanderlei, servidora pública.

Além disso, a Prefeitura de Gurupi tem promovido sempre atividades educativas em escolas locais, reforçando a importância do combate à dengue desde cedo. Isso não apenas ajuda a proteger as crianças, mas também as torna multiplicadoras do conhecimento em suas famílias.

Foto Divulgação

“A conscientização, a prevenção e a ação conjunta demonstram que a comunidade de Gurupi está determinada a manter nossos índices baixos. Esta é uma parceria muito importante para continuar mantendo a doença controlada. No comparativo dos primeiros semestres dos anos de 2022 e 2023, tivemos um resultado inédito em Gurupi, 400% de redução nos casos positivos para dengue. Espera-se que o sucesso desses mutirões seja um exemplo inspirador para outras áreas e que a luta contra a dengue continue sendo uma prioridade constante para garantir a saúde e o bem-estar de todos”, lembrou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.

Foto Divulgação

“Aqui nestes setores seguimos com o cronograma de mutirões com muita conscientização e o trabalho de atualização cadastral com o RG das casas que é a atualização dos registros sobre o número de moradores e animais de cada local visitado. Estamos já orientando os moradores para evitar possíveis focos, para quando chegar o período chuvoso continuarmos com estes bons índices”, explicou Leandro Ferreira, um dos supervisores de área dos agentes de combate às endemias da Prefeitura de Gurupi.

Comments are closed.

Close Search Window