Destaque, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 25, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, marcou presença na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que oficializou o início das obras de duplicação da BR-153 no perímetro urbano da cidade. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, bem como do governador Wanderlei Barbosa, diretores da concessionária Ecovias do Araguaia, entre outras autoridades políticas.

Com um investimento de R$ 170 milhões a serem aportados pela concessionária Ecovias do Araguaia, as obras de duplicação abrangerão os perímetros urbanos de Gurupi e Aliança do Tocantins. A previsão é de que essas melhorias estejam concluídas até o final de 2024.

A prefeita Josi Nunes comemorou o avanço desse projeto que há muito tempo era um anseio da região. Ela destacou a importância da obra, não apenas em termos de segurança viária para os usuários, mas também como um impulso econômico para a cidade. “Uma obra esperada por muito tempo, um sonho que está sendo concretizado agora com esse lançamento oficial da duplicação da BR-153, que vai trazer além de segurança, oportunidade de empregos, é uma obra fundamental para o desenvolvimento de Gurupi e do Tocantins”, afirmou.

Prefeita Josi Nunes participou do evento e destacou importância da obra. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a BR-153 é uma das principais rodovias do país e que esses investimentos serão transformadores para o desenvolvimento do Tocantins. “Nesse trecho a rodovia receberá, por meio da concessão, investimentos relevantes que vão duplicar os perímetros urbanos e todo o trecho de Aliança até a divisa com Goiás, o que será transformador para o Tocantins. O Brasil Central cresce muito em produção a cada ano e o presidente Lula entende que fortalecer os investimentos é fundamental para gerar oportunidades para todas as partes do país. Espero que consigamos atender a todos os que esperam que a rodovia funcione bem”, disse.

Ministro Renan Filho é recepcionado pela prefeita Josi Nunes em Gurupi. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O governador Wanderlei Barbosa também externou seu entusiasmo com o lançamento das obras e a parceria do Governo Federal. “Uma alegria muito grande receber o ministro Renan para lançar essa grande obra, que é fundamental para o setor produtivo e para melhorar a mobilidade e a segurança das pessoas ao utilizarem a rodovia. O Governo Federal tem sido parceiro e tem sido presente, nos encaminhando constantemente seus ministros para discutir as melhorias na infraestrutura que nosso Estado precisa”, relatou.

Prefeita Josi Nunes deu boas vindas às autoridades presentes na solenidade. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O diretor presidente, Rui Klein, e o diretor superintendente da Ecovias, Carlos Xisto, destacaram na oportunidade que a obra será iniciada de forma imediata. “Nosso objetivo é segregar o tráfego de longo percurso dos tráfegos dos municípios, trazendo assim maior fluidez e segurança aos usuários da rodovia”, comentou Xisto.

A duplicação

A obra de duplicação em Gurupi compreenderá 11,25 km de extensão, com a inclusão de três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos nas entradas Norte e Sul da cidade. Já no perímetro urbano de Aliança do Tocantins, serão duplicados 1,6 km de rodovia, com a construção de dois dispositivos de passagem superior e 1,6 km de vias marginais em ambos os sentidos.

Adequações ao projeto

A prefeita Josi Nunes desempenhou um papel crucial na realização de adequações no projeto de duplicação, em resposta às sugestões da comunidade empresarial e da população local. A gestora, em trabalho conjunto com a classe empresarial, apresentou algumas demandas à concessionária, com relação ao primeiro projeto apresentado no mês de junho.

O superintendente Carlos Xisto afirmou que ao longo da execução, outras sugestões serão levadas em consideração. “Algumas solicitações já foram atendidas, outras estaremos analisando a melhor forma de compor durante a obra, mas sempre visando que a rodovia fique segura a todos os usuários, atendendo as normas de segurança”, relatou.

Alças viárias

Além disso, a prefeita Josi Nunes também aproveitou a visita do ministro Renan Filho para apresentar a ele outras demandas importantes para o município. Entre elas, a construção das Vias Perimetrais Sul e Norte, que servirão como alças viárias para conectar as BRs-153 e 242, reduzindo o tráfego de veículos pesados nas vias centrais da cidade. A Prefeita aproveitou a ocasião para solicitar apoio do Governo Federal para a conclusão das obras da Via Perimetral Sul, que já foram iniciadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Outra reivindicação discutida foi a viabilização de voos comerciais no Aeroporto de Gurupi – Comandante Jacinto Nunes, uma demanda importante da região Sul do Estado. O ministro Renan Filho elogiou essas iniciativas e agendou uma visita da gestora ao Ministério, em Brasília, para discutir esses projetos.

Presenças

Também estiveram presentes o vice-governador Laurez Moreira; os senadores Irajá e Professora Dorinha; os deputados federais Carlos Gaguim, Alexandre Guimarães, Ricardo Ayres e Vicentinho Júnior; os deputados estaduais Amélio Cayres, Gutierres Torquato, Eduardo Fortes e Wiston Gomes; o superintendente do DNIT no Tocantins, Renan Bezerra; prefeitos e vereadores da região.