Destaque, Saúde|

Compartilhe:

Por Karla Paz – Ascom Semus

Foto Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou nesta segunda-feira, 25, a alta do índice do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) que saltou de 2 para 10 pontos, no ranking de atendimentos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o resultado positivo, mais recursos serão liberados e poderão ser investidos na saúde da população.

Foto Divulgação

“Para que a comunidade entenda melhor, o BPA ou Boletim de Produção Ambulatorial corresponde a todas as produções ou atendimentos de alta e média complexidade realizados por nossas unidades de saúde e prestadores de serviço como clínicas e laboratórios que são informados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do SUS. E estes resultados positivos significam que houve melhora no processamento de dados e uma maior aprovação dos procedimentos alimentados nesse sistema do Ministério da Saúde! Isso vai trazer mais recursos e melhorias para os serviços ambulatoriais especializados prestados à nossa comunidade”, explicou a secretária de Saúde Luana Nunes.

Foto Divulgação

A implantação do SIA em todo território nacional aconteceu em 1995 e o sistema entrou em funcionamento com o Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado (BPA-C), registrando apenas o procedimento realizado e sua quantidade conforme profissional executante, sem identificação do paciente. Em 1996, foi instituída a Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Alta Complexidade/Custo (APAC). Esse novo instrumento de registro do SIA foi criado para contemplar os procedimentos ambulatoriais de alta complexidade/custo, contendo a identificação do usuário atendido, do profissional executante e do diagnóstico do paciente.

Foto Divulgação

Ao longo dos anos, o SIA vem sendo aprimorado para ser efetivamente um sistema que gere informações referentes ao atendimento ambulatorial no SUS e para que possa subsidiar os gestores estaduais e municipais nos processos de planejamento, programação, regulação, avaliação e controle dos serviços de saúde, na área ambulatorial.

Adaila Lopes Duarte, responsável pelos sistemas do MS, na Secretaria de Saúde de Gurupi./ Foto Divulgação

“Nós conseguimos fazer o filtro de tudo que estava subindo no sistema e não estava sendo aprovado. A gente conseguiu corrigir esses erros, fazer todos estes filtros, para poder está subindo todas estas produções sem erro. Para a gente conseguir aprovar todas as produções e com isso aumentar o recurso que vai ser benéfico para população”, destacou Adaila Lopes Duarte, responsável pelos sistemas do MS, na Secretaria de Saúde de Gurupi.

Comments are closed.

Close Search Window