Destaque, Educação, Gabinete|

Por: Heliana Oliveira

Foto: Lino Vargas

O tradicional desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil está de volta! Após três anos sem acontecer, este ano a festa vem com o tema “Unidos pela Pátria, por Gurupi, celebrando a Independência!”.

O retorno trouxe novidades, como a antecipação da comemoração, que vai acontecer nesta quarta-feira, 06, a partir das 17h, em novo local: Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo da UnirG.

A celebração patriótica iniciará com a execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira.  Em seguida as escolas entrarão à avenida apresentando a temática. Participarão 28 escolas das redes municipal, estadual e particular, 1 faculdade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), grupos e clubes esportivos, Ordem DeMolay, Ordem Internacional Arco-íris, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A prefeita Josi Nunes entusiasmada com o retorno do desfile, destaca a importância desse evento para a cidade. “O 7 de Setembro é uma data que celebra a Independência do Brasil e deve ser lembrada com muito respeito e patriotismo. Nosso desfile cívico é uma oportunidade para que nossa comunidade demonstre seu amor à pátria e fortaleça os laços de cidadania”, afirmou a prefeita.

A Prefeita também ressaltou a dedicação da equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação na organização do evento, e reforçou o convite à população gurupiense para assistir e celebrar a Independência do Brasil. “Devido à pandemia esta celebração teve uma pausa. No ano passado cada escola celebrou a data em sua unidade escolar, este ano retomamos este grandioso evento e espero o público para juntos celebrarmos a nossa Independência”, convidou.

Este ano a Prefeitura montou um estrutura inédita

O secretário de Educação, Davi Abrantes, explicou que as mudanças tanto de data como de horário, foram pensadas para melhor comodidade e participação da equipe escolar e também do público que acompanha a festa. “Para tornar essa celebração ainda mais especial, decidimos fazer algumas modificações. O entardecer promove uma beleza à parte ao desfile, além de oferecer mais qualidade e comodidade aos nossos alunos, que não estarão debaixo do sol escaldante de setembro, e também permitirá que toda a comunidade escolar aproveite o feriado”, justificou.