Destaque, Finanças|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, prorrogou a data de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) do exercício fiscal de 2023 para o dia 30 de outubro. O decreto nº 1.102 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 05.

A decisão de prorrogar as datas de vencimento foi motivada pelo tempo necessário para a elaboração, impressão e entrega dos carnês de IPTU deste ano. Além disso, a medida visa proporcionar aos contribuintes de Gurupi um prazo estendido para cumprir com suas obrigações fiscais dentro dos prazos estipulados.

As novas datas de vencimento ficaram definidas da seguinte forma:

Parcela única ou 1ª parcela: 30/10/2023

2ª parcela: 30/11/2023

3ª parcela: 29/12/2023

4ª parcela: 29/01/2024

5ª parcela: 28/02/2024

6ª parcela: 29/03/2024

7ª parcela: 30/04/2024

8ª parcela: 30/05/2024

O secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, ressaltou que a Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) abordada no decreto se aplica apenas aos imóveis não edificados que não possuem uma unidade consumidora de energia elétrica registrada junto à concessionária de energia.

Sobre a medida de prorrogar os prazos, o Secretário destacou que vai facilitar para os contribuintes o pagamento do tributo municipal. “A Prefeitura de Gurupi está comprometida em facilitar aos contribuintes o cumprimento de suas obrigações fiscais, essa extensão nos prazos de pagamento proporcionará aos cidadãos e empresas mais tempo para se planejar financeiramente, tornando o processo de quitação de impostos mais acessível e flexível”, disse Lemes.

Para mais informações e esclarecimentos, os contribuintes podem entrar em contato com o atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças pelo Whatsapp: (63) 99225-3450 (apenas mensagens); pelo telefone: (63) 3315-0025; ou presencialmente nos guichês de atendimento na sede da Prefeitura localizada na Rua 01, esquina com a Avenida Maranhão, Centro.