Desenv. Urbano, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 04, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, uniu esforços com o Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) em uma reunião no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha. O encontro reuniu famílias do município que ainda não possuem moradia própria, com o objetivo de fornecer informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida e fortalecer a parceria entre o município e o movimento, visando a redução do déficit habitacional em Gurupi.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou que a reunião é um requisito do Governo Federal para o cadastro de projetos habitacionais pelas entidades do terceiro setor junto ao Ministério das Cidades. Ele enfatizou o compromisso da prefeita Josi Nunes em inscrever o município em 4 projetos habitacionais, tanto via Governo Federal, quanto via Governo Estadual, além de parcerias com empresas e entidades privadas.

“A nossa prefeita Josi Nunes não tem medido esforços para buscar moradias para Gurupi, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, já são 4 projetos habitacionais em que o município está inscrito no Governo Federal. E o Município está aberto a parcerias que venham beneficiar nossa população, então recebemos o MNLM pra trazer informações para a população quanto ao andamento do programa, e a nossa Secretaria, localizada na Rua 04 com a Avenida Pará, também está aberta para atender e informar a comunidade”, disse Leite.

O diretor nacional do MNLM, Bismarque Miranda, ressaltou a importância dessa colaboração com Gurupi para a construção de moradias através do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. Ele enfatizou o compromisso em atender cerca de 700 famílias em parceria com o município nos próximos 3 anos, com a expectativa de entregar as primeiras moradias em 2025.

“Nosso movimento já tem encaminhada uma área aqui em Gurupi para contrução de moradias para atender principalmente mães de família de baixa renda, portadores de necessidades especiais, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua, cadastrados nos programas socioassistenciais do Governo Federal. Temos encaminhado um terreno aqui pra Gurupi e queremos atender pelo menos 700 famílias, por isso buscamos a parceria da Prefeitura para somar nesse projeto e nos auxiliar no cadastro das famílias. Nossa previsão é entregar as primeiras unidades em 2025, devido ao prazo mínimo de 12 meses para conclusão das obras, uma vez que nossa expectativa é iniciar no primeiro semestre de 2024”, explicou Miranda.

Um dos participantes da reunião, Pedro Gomes, atualmente desempregado, elogiou a iniciativa, destacando que a reunião foi essencial para esclarecer informações importantes sobre o programa Minha Casa Minha Vida. “Foi bom para esclarecer algumas informações para nós, sobre o cadastro, as etapas de construção e outras questões, esperamos que venham novas moradias para Gurupi o mais breve possível”, relatou.