Cultura e Turismo, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta terça-feira, 12, será iniciada em Gurupi a 3ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), a abertura da conferência contará com uma grande novidade para o setor artístico, que será o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo para fomento à classe. O evento ocorrerá no Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 19h30.

A conferência será realizada até a próxima quinta-feira, 14 de setembro. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas online através do link https://forms.gle/uJjKSKXSe5F6i4jC9.

Lei Paulo Gustavo

Com o lançamento dos editais, Gurupi se destaca como pioneira no Estado em fomentar a classe artística por meio da Lei Paulo Gustavo. Essa iniciativa promete injetar novas energias no setor cultural, com um total de R$ 726.917,79 sendo direcionados para apoiar e impulsionar projetos artísticos no município.

Editais da Lei Paulo Gustavo – Gurupi serão lançados durante abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura

A conferência

O objetivo da conferência é debater o desenvolvimento das políticas culturais locais, com a participação ativa da sociedade. Os tópicos que serão abordados incluem a ampliação do diálogo sobre a cultura como política, a proposta de um novo Plano Municipal de Cultura (PMC), a definição de diretrizes prioritárias para políticas públicas culturais transversais, o incentivo à adesão de Estados e Municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a criação de uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou a relevância da conferência como um evento que une o poder público e a comunidade na missão de fortalecer a cultura como um agente integrador da sociedade. “O evento não apenas contribuirá para a construção de políticas públicas, mas também enriquecerá o debate sobre a memória coletiva e promoverá o bem-estar social”, comentou.

Para alcançar os objetivos da conferência, as discussões serão estruturadas em seis eixos temáticos:

1º – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

2º – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;

3º – Identidade, Patrimônio e Memória;

4º – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

5º – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

6º – Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Parceiros

Diversos parceiros se uniram à Prefeitura de Gurupi e ao CMPC para tornar o evento possível, incluindo a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (PROECAE) da Universidade de Gurupi – UnirG e o curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi.