Destaque, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Durante todo este mês a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de conscientização em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, uma campanha que ocorre em todo mundo e visa trazer Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda! ”

Foto Divulgação

Entre as atividades desenvolvidas, a Escola Estadual José Seabra Lemos recebeu a equipe do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS I) do município que realizou palestra e atendimentos em parceria com estudantes dos cursos de enfermagem e farmácia da Universidade de Gurupi -UnirG. Foram: aferição de pressão arterial, verificação do cartão de vacina e informações sobre medicamentos.

Foto Divulgação

O pátio da escola reuniu mais de 300 crianças do 4º ao 9º ano do ensino fundamental que receberam ensinamentos sobre a importância de pedir ajuda em casos de depressão, ansiedade e outros males que hoje atingem os adolescentes desta geração.

“Eu achei muito boa a palestra aqui na escola. Porque a gente aprendeu a como cuidar da gente, da nossa mente e ainda ajudar se um colega precisar”, disse Victor Mendes Amaral, do 6º ano.

Foto Divulgação

“Esta palestra é fundamental e é uma parceria que a gente tem com o CAPS, no sentido de trabalhar as competências socioemocionais dos alunos. Isso porque a gente sabe o quanto isso tem influência no aprendizado deles. Isso está em foco na educação devido ao período pós pandêmico e também as estas competências. Então, é muito importante que haja discussão sobre a prevenção ao suicídio ”, Eliane Pereira, orientadora pedagógica da escola.

Foto Divulgação

Os origamis fizeram parte da palestra para ilustrar a liberdade e a saúde mental./ Foto Divulgação

“Já é o segundo ano que nós estamos em parceria com esta escola, a psicóloga entrou em contato conosco para justamente fazermos estas palestras, já que em todo o mundo as tentativas de suicídio e até mutilação de crianças e adolescentes estavam com altos índices. Isso, sem falar no alto número de pessoas com depressão. Então, só mesmo a conscientização e a educação podem ajudar verdadeiramente este público. Porque o Setembro Amarelo tem como objetivo principalmente chamar a atenção para valorização da vida”, frisou Rafaella Mateus dos Santos, coordenadora do CAPS I de Gurupi.

Foto Divulgação

Além disso, várias outras ações estão previstas, como palestras em todas as 15 Unidades de Saúde da Família (USFs) e até dias dedicados ao Setembro Amarelo, como o que acontecerá no próximo dia 19 das 7h às 20h na USF São José, com: consultas para hipertensos, diabéticos, serviços odontológicos, citologia, vacinação e pesagem do Programa Bolsa Família.

“Durante todo o mês de setembro estamos realizando todas estas ações de orientação e acolhimento. O ‘Setembro Amarelo’ é muito importante e as USFs, como porta de entrada para o sistema de saúde, precisam ter este serviço de ajuda aos nossos usuários. É um convite a todos para refletirem sobre a importância das outras pessoas nas nossas vidas, dos grupos e dos relacionamentos interpessoais como elementos essenciais para uma coexistência plural, acolhedora e saudável na nossa comunidade”, destacou a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes.