Assistência Social, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta terça-feira, 12, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), promoveram a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu poder público, sociedade civil e agricultores familiares para debaterem políticas públicas para erradicar a fome e garantir acesso à alimentação adequada, além de elaborar propostas que serão enviadas às conferências a nível estadual e nacional.

Com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a conferência teve como objetivo fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome, com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Os debates foram conduzidos pelos seguintes temas: Eixo 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional. Eixo 2 – Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada. Eixo 3 – Democracia, participação e controle social.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, destacou que a conferência municipal é um espaço importante para discussão e aprovação de prioridades para a elaboração dos planos de segurança alimentar e nutricional, além de possibilitar o debate dos principais avanços e desafios nesta área. “Neste momento em que muitas famílias enfrentam desafios relacionados à fome e à insegurança alimentar, é fundamental que direcionemos nosso foco para a importância da segurança alimentar e nutricional. A conferência de hoje é um passo crucial nessa direção”, frisou.

Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, destaca importância de garantir acesso a alimentação de qualidade. Foto: Lino Vargas

A representante do Comsea, Daniella Prudente, enfatizou a importância de reunir diferentes segmentos da sociedade em torno do objetivo comum de erradicar a fome. “Quando se fala de segurança alimentar, não podemos esquecer que o Brasil produz um quinto do alimento do mundo, entretanto, muito da nossa produção de alimentos é desperdiçada, então, isso é preocupante. Por isso, discutimos aqui sobre o acesso igualitário a alimentos nutritivos para toda a população, nosso dever é assegurar que cada cidadão de Gurupi tenha a oportunidade de se alimentar de forma saudável e adequada”, disse.

A palestrante do evento, Maryana Zanon, é nutricionista e conselheira suplente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins. Sua palestra teve como tema: “Pobreza, Fome e Insegurança Alimentar”. Para ela, a conferência municipal é o primeiro passo para o avanço das políticas públicas de combate à fome.

“Importante esse debate para que tenhamos políticas públicas atuais para a segurança alimentar da comunidade e para que tenhamos alimentos de qualidade, esse evento também vem fortalecer a atuação do Comsea na garantia da alimentação saudável, e estamos lutando para que a alimentação chegue para todos. Nosso objetivo é levar propostas para a conferência nacional e que elas sejam acatadas. Queremos que as políticas públicas atinjam toda a população para que consigamos retomar a segurança alimentar e nutricional para toda a população. E as conferências municipais são o primeiro passo”, afirmou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi