Destaque, Educação|

Por Fabíola Sélis – ascom SEMEG
Foto: SEMEG

Quase mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino de Gurupi, realizam a partir desta semana as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A aplicação da prova começou dia 23 de outubro e segue até o dia 17 de novembro e é feita em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A prefeitura de Gurupi por meio da secretaria municipal da educação realizou desde o ano passado, várias atividades com os alunos por meio do projeto Vamos de SAEB, para reforçar os estudos em prol de uma boa avaliação. Segundo o secretário municipal da educação, Davi Abrantes, destacou a importância da dedicação dos alunos, professores, gestores para esse momento. “é de grande importância todo o trabalho que foi realizado para o engajamento de todos, fortalecimento das ações. Eu acredito e confio que tudo que realizamos até aqui trará um resultado positivo e colheremos os melhores resultados”, ressaltou.

SAEB

O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica – avalia o desempenho dos alunos em matemática e português fornecendo dados essenciais para orientar políticas públicas e aprimorar o ensino em todo o país.  Um diagnóstico é realizado através do resultado para indicar fatores que podem interferir no desempenho do estudante, bem como oferecem elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

Com os resultados é possível identificar as áreas que precisam de atenção e investimento, além de fornecer subsídios para a formulação de estratégias que visam aprimorar o desempenho educacional em todo o Brasil. A participação maciça dos estudantes é fundamental para o sucesso do SAEB, demonstrando a importância atribuída à avaliação como um instrumento para construir um futuro educacional mais promissor.

Em Gurupi

Os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino já passaram pela avaliação, na última quarta-feira, 25. Para Maria Vitória Barros Rodrigues, do 5º ano, foi um momento tenso que exigiu muita concentração. “A prova foi um pouco difícil, mas mesmo assim eu respondi tudo. A de português eu acredito que me saí melhor que na de matemática, onde achei mais difícil. Mas eu concluí e acredito que vou ajudar a minha escola e a minha cidade”, disse.

O aluno Pedro Lucas, do 5º ano, contou que dedicou muito tempo de estudo para encarar a avaliação. “Estudei em casa, na escola, me dediquei muito e espero que eu tire uma nota boa. Porque eu sei que vai ser importante para minha escola e pra minha cidade”, afirmou.