Destaque, Geral, Tecnologia e Inovação|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Após três dias de evento, com muitas informações, novas experiências, discussões de temas relacionados à tecnologia, inovação, e negócios, a Gurupi + Tech/ Sicteg chegou ao fim na última sexta-feira 27, com saldo positivo.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Talita Ferreira, comentou que o evento foi finalizado com resultados satisfatórios, com participação de grande público, muitos expositores, e a grande novidade: o retorno da Fenesul, que há 7 anos não era realizada.

“Evento maravilhoso, um retorno positivo do público, muitos negócios realizados, expositores aprovaram a estrutura e agora já começamos a pensar a próxima edição, que tem que ser maior do que essa, e já vamos iniciar a elaboração dos projetos”, destacou.

A prefeita Josi Nunes, que durante os três dias, visitou os stands, atendeu o público no seu gabinete, ressaltou que a Gurupi +Tech/9ª Sicteg se confirmou com um evento essencial e importante. Destacou que a incorporação do setor de negócios ao evento de ciência e tecnologia foi muito satisfatória.  “Estamos satisfeitos com esse evento que recebeu milhares de pessoas para troca de informações, apresentação de trabalhos, geração de negócios. Tudo isso colabora para o nosso desenvolvimento regional”, ressaltou.

O visitante Douglas Soares, esteve na Gurupi+Tech na última noite, acompanhado da esposa e filha, elogiou o evento, a organização e a oportunidade das pessoas terem acesso às novidades, ciência e tecnologia e ainda negócios. “Evento que agrega muito valor à nossa cidade, que está em desenvolvimento”, disse.

A estudante do ensino médio, Isadora Gama, disse que o evento foi muito interessante para conhecer o que as universidades realizam. “Oportunidade de ter o contato com pesquisas, com projetos de extensão, e para mim que estou prestes a entrar na faculdade é um evento que contribui. Muito gratificante estar aqui”, ressaltou.

A gerente do Sebrae/regional Sul, Paula Alencar, confirmou que Gurupi + Tech, foi extremamente positiva. “Durante os três dias de Gurupi + Tech foi possível contemplar várias atividades, uma programação que trouxe muita tecnologia, inovação, sustentabilidade e a retomada da Fenesul. Para o Sebrae a avaliação do evento é positiva, pois a Gurupi + Tech além de fomentar a economia, agregou conhecimento”, destacou.

Negócios

A grande novidade deste ano, foi a chegada do setor de negócios com a retomada da 16ª Fenesul, que há 7 anos não era realizada. A Feira contou com mais de 30 expositores das mais diversas áreas: informática, agências de marketing, moda, agronegócio, veículos, saúde e mais.

“Um prazer para a Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) retomar essa grande feira num evento de ciência e tecnologia. O empresariado ficou satisfeito com retorno”, destacou o presidente da Acig, Wilson de Souza, que agradeceu o convite da prefeita Josi Nunes para participar do evento.

A representante de uma empresa de móveis, Rosilene Miranda,  opinou que foi muito positivo a realização da Fenesul na Gurupi + Tech e falou sobre a importância desse evento para os empresários expor seus produtos.  “Decidimos expor na Fenesul porque é uma vitrine extraordinária para apresentar nossa linha de alto padrão. Foi uma oportunidade para muitas pessoas conhecerem os produtos e poderem retornar à loja para efetivar os negócios”, disse.

José Gracioli, gerente de uma concessionária de veículos, comemorou a retomada da Fenesul destacando a importância do evento para o desenvolvimento de negócios de Gurupi. “Para nós concessionários é muito bom podermos expor nossa marca, nossos lançamentos, uma oportunidade de apresentar o que temos. Uma feira que nos dá oportunidade de explorar melhor o que temos a ofertar. Somente parabenizar a organização”, disse, destacando que os negócios se unindo a um evento de ciência e tecnologia somou muito em razão da diversidade do público.

A Gurupi +Tech é uma realização da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE, com a co-realização da Universidade de Gurupi (UnirG), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG); e parcerias Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e da BRK Ambiental.

Este ano o evento aconteceu na Universidade de Gurupi – UnirG, com o tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável”.