Cultura e Turismo, Destaque|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prorrogou o prazo de inscrição dos editais Leilane Macedo, voltado para projetos audiovisuais, e Zefinha Louça para a execução de todas as atividades culturais, da Lei Paulo Gustavo, que vai investir R$ 726 mil para execução dos projetos.

O prazo que se encerraria nesta sexta-feira, 06, foi estendido até o dia 16 de outubro.

Os editais visam valorizar o trabalho dos profissionais e promover a diversidade artística e cultural de Gurupi, registrando e compartilhando a memória cultural e artística.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destaca que a prorrogação é uma medida que visa oferecer mais oportunidades aos artistas e promover o desenvolvimento cultural na região.

A Secretária pede aos artistas que não deixem passar essa grande oportunidade de executar seus projetos. “Estes editais são uma grande oportunidade à nossa classe artística de mostrarem seus talentos e promover o enriquecimento da nossa cultura”, destacou.

Liliane Pagliarini reforça que o período de pagamento das premiações será de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2023; e o artista terá até 31 de outubro de 2024 para apresentar o relatório de execução do projeto artístico.

Confira aqui os prazos.

Editais

O edital Leilane Macedo prevê a produção de dois curtas-metragens, oito documentários e 15 videoclipes.

O Edital Zefinha Louça prevê a seleção de 27 projetos, divididos em: dança (3), música (3), teatro (3), artes plásticas e visuais (3), artesanato (3), leitura escrita e oralidade (3) patrimônio cultural (3), circo (3), projetos livres (3).

Homenagens

Em homenagem a duas personalidades que marcaram a cidade de Gurupi com relevantes serviços nas áreas da cultura e da comunicação, os editais levam os nomes da jornalista Leilane Macedo, que faleceu em junho deste ano durante um trágico acidente automobilístico; e da poetisa, professora e integrante da Academia Tocantinense de Letras, Zefinha Louça, que faleceu em 2019. Leilane dá nome ao edital do audiovisual e Zefinha ao edital das demais áreas da cultura.