Destaque, Geral, Saúde|

Por Karla Paz – Ascom Semus

Na sexta-feira, 24, as Unidades de Saúde da Família (USFs) abriram suas portas para uma jornada especial de cuidados e conscientização voltados para a saúde masculina realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A programação do Novembro Azul, liderada pela secretária de Saúde Luana Nunes, foi marcada por uma série de atendimentos e interações com a comunidade.

Foto Divulgação

Luana Nunes percorreu diversas USFs, engajando-se diretamente com a população e colhendo impressões valiosas sobre a importância da campanha. Homens de todas as idades expressaram a relevância das atividades realizadas, evidenciando a valorização dos serviços oferecidos.

Foto Divulgação

Os atendimentos médicos e de enfermagem foram fundamentais para o acompanhamento da saúde dos participantes. A disponibilidade de consultas e exames relacionados à prevenção do câncer de próstata proporcionou aos homens a oportunidade de cuidar de sua saúde de forma preventiva e proativa.

Foto Divulgação

“Eu havia ficado muito tempo sem vir aqui. Mas hoje, tinha tantos homens que me senti mais à vontade e incentivado a realizar minha prevenção. Ainda tomei café da manhã e fui muito bem atendido”, disse o senhor Ismar Almeida, paciente da USF São José.

Além disso, os serviços odontológicos oferecidos durante o evento foram uma adição crucial para a abordagem holística da saúde. Ações como a distribuição de informações sobre higiene bucal e a realização de procedimentos básicos de cuidados dentários reforçaram a importância da saúde bucal para o bem-estar geral.

Foto Divulgação

A interação social também foi um ponto alto do evento, com a inclusão de um café da manhã, momento em que os participantes puderam trocar experiências e fortalecer os laços comunitários. As palestras informativas sobre a prevenção ao câncer de próstata destacaram-se como uma ferramenta crucial para disseminar conhecimento e conscientização sobre a importância dos exames regulares e da adoção de hábitos saudáveis.

Foto Divulgação

“Estou muito satisfeita com a adesão da população e reforço meu compromisso contínuo do município em promover ações de saúde preventiva e educativa. O Novembro Azul deste ano foi mais do que uma simples campanha; foi um marco na promoção da saúde e no incentivo aos cuidados preventivos entre os homens da comunidade” ressaltou a prefeita Josi Nunes, sobre a ação.

Foto Divulgação

“O sucesso desses atendimentos só foi possível graças ao engajamento da comunidade, que compareceu em peso, demonstrando seu compromisso com a própria saúde e bem-estar. Isso além do empenho das nossas equipes de saúde, fiz questão de agradecer os servidores. Um dia dedicado à saúde masculina mostrou-se essencial para ampliar o acesso aos cuidados médicos e para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata”, destacou Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi.