Destaque, Educação|

Por Fabíola Sélis – ascom SEMEG

Foto: SECOM

Gurupi se tornou o epicentro da discussão educacional na região sul do estado, ao sediar a edição 2024 da Conferência Municipal de Educação – etapa regional. O evento realizado pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação de Gurupi, aconteceu no auditório do Campus I da Universidade de Gurupi (Unirg), em Gurupi, reunindo representantes de 16 municípios, proporcionando um fórum de discussão vital para o desenvolvimento da educação na região.

A conferência contou com a participação de educadores, gestores, alunos e demais envolvidos no sistema educacional. O principal objetivo foi debater e estabelecer diretrizes para a melhoria da qualidade da educação nos municípios da região. O secretário municipal da educação de Gurupi, Davi Abrantes falou da oportunidade de todos juntos contribuírem para o plano nacional. “Realizamos nessa conferência um trabalho baseado na democracia, ouvindo as experiências das cidades vizinhas, debatendo temas de vivências em comum da educação. E isso tudo norteou o objeto principal que é o documento que foi construído por todos aqui, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação – PNE, para o decênio 2024-2034. Também apresentamos o nosso Plano Municipal de Educação (PME), primeiro município a ofertar uma consulta pública online, onde criamos um site e lá é um espaço que é possível conhecer as metas e estratégias e o que já foi executado pelo nosso município”, ressaltou.

O encontro foi marcado por uma série de atividades, que aconteceram de forma remota e presencial, incluindo palestras, painel e grupos de trabalho com debates entre os participantes. Entre os temas discutidos estavam o acesso, inclusão, educação de qualidade e permanência, ainda a valorização dos profissionais da educação, a implementação de políticas inclusivas, a infraestrutura escolar, a gestão democrática e a qualidade do ensino.
O coordenador do Fórum Municipal de Educação de Gurupi (FMEG), Ricardo Oliveira, explica que as conferências constituem espaços abertos pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. “É um importante debate que Gurupi participa sobre as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para a elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE) para o decênio 2024/2034. É daqui, das conferências que sairão as propostas que formarão a base do PNE que vigorará no país pelos próximos dez anos e trará as estratégias e metas para que a educação brasileira seja efetivamente democrática, laica, de qualidade socialmente referenciada e inclusiva”, ressalta.

A presença de representantes de 16 municípios enriqueceu as discussões, permitindo a troca de experiências e a identificação de desafios comuns que afetam a educação na região. O secretário municipal de educação de Sucupira, Humberto de Campos, também esteve presente e falou da importância da realização da conferência. “Como queremos universalizar a educação, começamos por uma região importante como é a região sul do estado, e aqui demos nossa contribuição, sugerindo, discutindo. E isso é muito importante para que a educação se fortaleça de uma forma geral”, disse.

Além disso, a conferência possibilitou a construção de propostas e a elaboração de um documento que servirá como subsídio para a Conferência Estadual de Educação. “A conferência nos traz a reflexão sobre a educação que queremos planejar para a próxima década. E é um momento importantíssimo a todos os municípios e quando nos unimos de maneira regionalizada como estamos fazendo, conseguimos crescer juntos”, disse o vereador de Cariri, Ederson dos Reis Soares.
O próximo passo é a preparação das propostas e diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Educação, onde as discussões terão continuidade em um nível mais amplo. Com a participação ativa de representantes de 16 municípios, a região de Gurupi demonstrou sua determinação em buscar soluções efetivas para os desafios educacionais, reforçando o compromisso de promover uma educação de excelência para todos.