Educação|

Por Fabíola Sélis – Ascom SEMEG
Foto: Mai-kito Santos

O novo endereço da Escola Municipal Odair Lúcio conta com uma estrutura mais ampla e segura. A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação tomou a decisão de mudar a escola para o antigo colégio O Castelinho, que fica localizado no centro da cidade, na avenida Brasília, entre as ruas 6 e 7. Isso foi necessário depois que o prédio da escola começou a passar por reforma.

O primeiro dia de aula no novo endereço aconteceu nesta segunda-feira, 30, onde os alunos foram recepcionados pela prefeita Josi Nunes, o secretário municipal da educação, Davi Abrantes, a diretora da escola Carla Martins e toda a equipe da unidade. Um momento cívico foi realizado para dar boas-vindas e iniciar as atividades no novo prédio.  Durante a recepção, a prefeita Josi Nunes falou com os alunos sobre a decisão da mudança de local. “O que buscamos é cuidar das pessoas, por isso procuramos um lugar que pudesse trazer conforto e segurança durante esse período de reforma da nossa escola. Quero que seja um tempo de bons momentos aqui, de muito aprendizado”, disse.

Buscando atender os alunos da melhor maneira possível, foi montada uma rota especial do transporte escolar para trazer os alunos até a nova escola. Todos os dias, nos dois turnos, o ônibus escolar sai da porta da antiga escola até o novo endereço. Assim que chegou na escola, o aluno Leandro Remígio, de 15 anos, foi conferir todo o espaço. “Eu estava ansioso para conhecer o novo prédio. E quando cheguei dei uma volta, aqui tem muito espaço. As salas de aulas são bem espaçosas, tem piscina e além de tudo as salas estão geladinhas”, comentou.

Hoje a unidade conta com 484 alunos em turmas do ensino fundamental I e II e ainda na EJA – Ensino de Jovens e Adultos (que oferta alfabetização até o 9º ano do ensino fundamental). A diretora da escola, Carla Martins, conta que a mudança para o novo endereço trouxe mais ânimo para inserir novos projetos. “Estrutura física e maior segurança são itens primordiais para que a gente desenvolva um bom trabalho. Essa nova estrutura faz com que a gente consiga atender os alunos com mais segurança e com espaço maior poderemos atender melhor às demandas, como também trabalhar o projeto da educação bilíngue e ainda aula de natação, já que podemos contar com as piscinas”, disse.

Prédio em reforma

O prédio da Escola Municipal Odair Lúcio foi construído ainda em 1981. E desde então, não havia passado por uma reforma. Com a ação do tempo o prédio com mais de 40 anos, começou a sofrer alterações estruturais, apresentando inclusive rachaduras em parte da estrutura. Sendo assim, a Secretaria Municipal da Educação montou uma força tarefa para avaliar a situação com técnicos e engenheiros, e a partir do laudo ficou definida a realização de uma reforma geral.