Destaque, Gabinete, Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta terça-feira, 28, mais uma etapa foi concretizada para o tão esperado início dos atendimentos de reabilitação física e intelectual em Gurupi. A prefeita Josi Nunes conduziu uma solenidade em seu gabinete para celebrar a assinatura do Termo de Convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Fundação Pio XII (Hospital de Amor), que repassa a gestão do Centro Especializado em Reabilitação (CER) à instituição que é referência na área. A previsão é iniciar as atividades em janeiro de 2024.

A solenidade fez parte da programação comemorativa aos 65 anos de Gurupi. A prefeita Josi Nunes expressou sua satisfação com mais esse presente para a comunidade gurupiense e ressaltou seu envolvimento desde quando era deputada federal para viabilizar o funcionamento do CER na cidade.

“Quando ainda era parlamentar, estive com o ministro da Saúde da época e viabilizei o recurso para a construção do CER em Gurupi, agora estamos repassando sua gestão ao Hospital de Amor para o início das atividades e é motivo de muita alegria. Pois essa parceria é fruto de um esforço contínuo e do trabalho de muitas mãos, e reflete nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Gurupi. Estou muito feliz por alcançarmos mais uma etapa nesse processo tão importante”, afirmou a Prefeita.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O coordenador de Reabilitação do Hospital de Amor, Dr. Diego Marconi, enfatizou a expertise da instituição, que será fundamental para garantir atendimentos de qualidade em Gurupi. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Enquanto instituição, estamos há mais de 60 anos na estrada atendendo populações carentes. É uma experiência que não se adquire do dia para a noite, mas ao longo de décadas. Tudo que vamos trazer para Gurupi é nossa expertise, honestidade e trabalho árduo. As pessoas com deficiência física e intelectual aqui da região vão passar a ter um atendimento gratuito e de qualidade”, comentou.

A secretária Municipal de Saúde, Luana Nunes, citou que essa parceria é um grande avanço para a Saúde de Gurupi. “A população aguarda por esse atendimento há muito tempo. Foram anos de luta da então deputada Josi Nunes para trazer o CER para Gurupi e como Prefeita para viabilizar o atendimento. Estamos felizes em entregar um serviço de excelência na área de reabilitação, mais próximo da população. E pelo fato de ser o Hospital de Amor, traz ainda mais credibilidade aos serviços que serão entregues”, disse.

A diretora de Assistência Especializada em Reabilitação do Tocantins, Thais Farias, enalteceu a luta da prefeita Josi Nunes para viabilizar esse atendimento especializado, e reforçou que o funcionamento do CER na região Sul é fundamental para a Saúde do Estado. “Foram muitos anos de luta para iniciar os atendimentos e a prefeita Josi Nunes não mediu esforços para que isso acontecesse. Nosso Estado ainda é carente nesse tipo de atendimento, então é um momento de muita alegria termos um CER funcionando aqui na região Sul. É um sonho realizado. Vamos agora trabalhar pela expansão de novos centros de reabilitação, para que a população seja atendida próxima de sua residência”, relatou.

A representante da Associação Protetora dos Autistas de Gurupi (Aspag), Zilanda Wilemen, também externou seu entusiasmo com a parceria que vai viabilizar o início dos atendimentos no CER. “Foi algo muito esperado por nós e estamos muito felizes, com a esperança renovada de que nossos filhos, bem como a população, sejam atendidos com acolhimento especializado. É um grande avanço”, comemorou.

Estrutura

O CER de Gurupi é de porte II, porém, com possibilidade de subir de porte futuramente. A unidade vai proporcionar atendimento médico e multidisciplinar, com fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e enfermagem, ao paciente com deficiência, objetivando sempre proporcionar sua inclusão e reintegração social. Além de Gurupi, atenderá pacientes de municípios da Região da Ilha do Bananal. A expectativa é que sejam atendidos 400 usuários por mês, sendo 200 para reabilitação física e 200 para reabilitação intelectual.

A unidade conta com uma infraestrutura composta por 31 espaços entre: refeitório, salas de reuniões, pátio com jardim, recepção, 18 vagas de estacionamento, banheiros com acessibilidade e alguns específicos para o público infantil, copa para os pacientes, fraldário adulto, sala de estimulação precoce, sala de Atividades e Vida Prática (AVP), consultórios de ortopedia, consultórios de enfermagem, ginásio com piscina para hidroterapia, 4 boxes para terapia e sala para atividades lúdicas para trabalhar com as crianças que necessitem de atendimento especializado.

Presenças

Também estiveram presentes o coordenador do Hospital de Amor no Tocantins, Gustavo Ruza; os vereadores Zezinho da Lafiche; Colemar da Saborelle; André Caixeta; Jair do Povo; Matheus Monteiro; Elvan Leão; Cesar da Farmácia; Ivanilson Marinho; e Rodrigo Maciel; e secretários municipais.