Desenv. Econômico, Destaque|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Focada em promover conhecimento, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Casa do Empreender com o apoio do Sebrae e da Amazônia Florescer, promoveu na tarde desta quarta-feira, 22, a palestra “Orientação ao crédito consciente e legislação do MEI”, voltado aos microempreendedores da cidade.

A coordenadora da Casa do Empreendedor, Zelfa Mariano, explicou que é importante levar este conhecimento aos microempreendedores. “Muitos microempreendedores precisam de crédito para expandir seus negócios, muitas vezes eles têm essa dificuldade de irem até o banco e ter esse acesso. Então temos essa parceria e estamos realizando a palestra para que eles possam ficar informados sobre as linhas de crédito que são específicas para eles como microempreendedores individuais”, destacou, completando que gestão municipal tem uma preocupação na formalização dessas pessoas e também de fazer com que eles tenham um dinheiro para iniciar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, comentou que Gurupi tem um grande número de microempreendedores individuais e eles precisam não apenas de suporte técnico, mas também de crédito para implementar seus negócios. “Precisam de recursos para fazer girar e estamos preocupados em promover cursos para que eles possam ter a organização financeira da sua empresa e também na parte do crédito”, destacou.

Pedra Castro, empreendedora do ramo de roupas, comentou que ao saber da palestra teve interesse em participar para ter conhecimento sobre a liberação de crédito. “Sempre quis pegar um crédito para meu negócio, é muito importante saber que a gente tem esse apoio, principalmente, em relação a crédito. Eu sempre tive dificuldade, já fui em alguns bancos, mas nunca consegui, além dos juros muito altos. Por não conseguir empréstimo tenho ficado impedida de ampliar meu negócio”, comentou.

A coordenadora do Programa Amazônia Florescer do Banco da Amazônia, Lizania Barros, destacou que o programa oferece linhas de créditos para aqueles que não têm facilidade de tê-los em outros bancos e esse programa facilita o acesso, com taxas reduzidas. O programa oferece linhas de R$ 300 a R$ 21 mil.