Destaque, Educação, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, recebeu nesta quinta-feira, 14, os certificados do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 após a cidade ser premiada em cinco áreas da gestão pública entre cidades de 30 a 100 mil habitantes no Tocantins. A cerimônia de premiação, realizada pela emissora Band em parceria com o Instituto Aquila, foi transmitida ao vivo no canal Sil TV, afiliada local da Band, e foi conduzida pelo jornalista Silvério Filho.

O Prêmio Band Cidades Excelentes está em sua terceira edição e utiliza a ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) para avaliar e reconhecer os municípios brasileiros. Gurupi foi vencedora a nível estadual em duas categorias: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Além disso, a Capital da Amizade também foi finalista estadual em outras três categorias: Saúde e Bem-Estar; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; e Educação.

A prefeita Josi Nunes comemorou os resultados e externou sua gratidão pelo reconhecimento do trabalho da gestão municipal. “É com muita alegria que recebemos essas premiações, que refletem o comprometimento e a dedicação de toda nossa equipe que trabalha incansavelmente para promover qualidade de vida e o progresso em Gurupi. Estamos honrados em sermos reconhecidos em diversas áreas, o que demonstra a abrangência e a eficiência das ações realizadas em nossa cidade”, destacou.

Prefeita Josi Nunes comemorou o reconhecimento ao trabalho da gestão. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Objetivo

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é direcionada a todos os municípios do país. Sua criação parte de quatro premissas: Reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; Incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; Compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; Valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Critérios de Avaliação

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: Menor ou igual a 30 mil habitantes; Entre 30 e 100 mil habitantes; Acima de 100 mil habitantes.