Cultura e Turismo, Destaque|

Por; Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Uma noite de muita arte, talento e encantos! Assim foi a abertura da 4ª edição da Mostra Cultural da Secult, nesta quinta-feira, 30, com as apresentações dos resultados dos aprendizados obtidos ao longo deste ano das aulas oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No total, 156 alunos atendidos se apresentarão em três dias nas modalidades dança, música e teatro.

Na primeira noite, o público se encantou com apresentações de dança: balé, jazz dance, dança moderna, danças urbanas e do grupo da melhor idade.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhou todas as apresentações e ressaltou que a arte transforma vidas. Reforçou que é gratificante poder proporcionar este acesso à cultura e a arte às crianças, adolescentes e à terceira idade. “A arte tem um papel fundamental em nossa sociedade, e ver nossos pequenos talentos, assim como a melhor idade, participando ativamente deste projeto é motivo de orgulho e satisfação”, ressaltou, completando que a criança envolvida com a arte tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades artísticas, sociais, emocionais e cognitivas. “Através da expressão artística, elas aprendem a comunicar suas emoções, a pensar de forma crítica e a apreciar a diversidade cultural”, ressaltou.

A secretária de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou que a Mostra Cultural é a culminância de um ano inteiro de esforços coletivos. “Esta noite representa a celebração das conquistas de nossos professores e alunos. Encerrar o ano compartilhando essas conquistas é gratificante. Queremos mostrar aos gurupienses o que nossos alunos aprenderam e expressar o quanto estamos orgulhosos deles”, afirmou a Secretária.

A pequena Isabelly Lorrana Matos, de 9 anos, aluna do balé, estava empolgada com sua primeira apresentação artística.  “Eu gosto muito das aulas e estou feliz em poder apresentar para minha família” disse.

Emocionada, Jeandra Brito, mãe da aluna Maria de Lourdes Brito, de 07 anos, compartilhou sua satisfação em ver o desenvolvimento da filha que participa das aulas de balé, jazz, teatro e iniciação musical. “Estou muito empolgada para ver o resultado de tudo que ela aprendeu no decorrer deste ano. A minha filha participa das atividades há dois anos e ela ama. Acho muito importante esse envolvimento com a arte para o desenvolvimento dela”, destacou elogiando a iniciativa da Prefeitura de Gurupi em ofertar este acesso à arte e cultura. “É importante termos essa oportunidade tudo gratuitamente. Muitas famílias não teriam condições de manter os filhos nessas oficinas e ter todo este acesso sem nenhum gasto é gratificante”, afirmou.

Maria de Lourdes afirma que ama participar de todas as aulas e poder apresentar para a família e amigos é um momento especial. “Eu já me apresentei no ano passado, foi muito legal. Neste ano também está sendo especial. Ensaiamos bastante e uma das minhas apresentações é de jazz, apresentação de líderes de torcida”, comentou.

Além das crianças e adolescentes, o grupo da melhor idade também mostrou seu talento. Dona Conceição Barbosa, de 81 anos, participou da apresentação “novembro azul”. Ela comentou que participar do grupo de dança tem sido muito especial para sair da rotina, fazer novas amizades e movimentar o corpo. “Comecei a participar a convite de uma amiga e estou gostando demais, está sendo muito bom para a minha saúde”, disse.

As apresentações continuam nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 19h, no Centro Cultural Mauro Cunha, com espetáculos de música e no sábado, 02, com o teatro.