Destaque, Saúde|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Em alusão ao Janeiro Roxo, campanha de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nesta quinta-feira, 25, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para uma capacitação sobre a doença.

A hanseníase é uma doença milenar que ainda existe muito preconceito e desinformação.  Ela é contagiosa e afeta os nervos e a pele, mas a partir do momento que é iniciado o tratamento deixa de ser transmitida.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, enfatiza a importância da informação e que a capacitação objetiva ampliar o conhecimento para quem está atuando junto à comunidade. “Hoje estamos levando mais informações para nossos agentes de saúde para que eles possam de forma mais efetiva avaliar o paciente, porque são eles que estão em contato direto com as famílias, e facilitar o diagnóstico precoce”, relatou, reforçando que é importante o diagnóstico ser feito o quanto antes, pois as lesões causadas pela doença são irreversíveis.  Destaca ainda que o diagnóstico é feito nas unidades básicas de saúde pelo médico e o acompanhamento especializado é realizado na Policlínica.

A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro, ressaltou ser extremamente importante levar mais informações aos ACSs porque eles são o elo entre a comunidade e o sistema de saúde. “São eles que estão nas residências, podem observar alguma mancha no corpo da pessoa e orientar a buscar o diagnóstico.  Lembramos que nem toda mancha é hanseníase, mas é preciso estar atento e o agente de saúde é o canal para o diagnóstico precoce e evitar complicações”, disse.

A Agente Comunitário de Saúde, Marta Sousa, afirmou gostar das capacitações para poder ter mais conhecimento e auxiliar a comunidade com informações mais precisas. “Estamos adquirindo mais conhecimento para que possamos levar mais informação à nossa comunidade, orientá-los a olhar o corpo. Eu amo essas capacitações para termos mais conhecimento e ajudar a nossa comunidade”, destacou.

Transmissão

A transmissão da hanseníase se dá por meio de gotículas eliminadas na fala, tosse, espirros ou secreções nasais por indivíduos em fase adiantada da doença e não tratados. O contato com a pele ou objetos tocados pela pessoa não causa o contágio.

Tratamento

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.