Destaque, Saúde|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Gabriel Chagas

Buscando evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti neste período chuvoso, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as visitas às residências para monitorar e controlar a propagação da dengue, adotando medidas preventivas e ações para preservar a saúde da população.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão realizando vistorias nos quintais, orientando os moradores sobre práticas preventivas e esclarecendo dúvidas relacionadas à doença.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, ressalta que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a Secretaria adota a medida de levar informação à comunidade orientando sobre eliminar o armazenamento de água, que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Além das visitas, a Secretaria de Saúde vai realizar mutirões de limpeza nos bairros da cidade, visando a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Nathalya Moreira, ressalta que a participação da comunidade é fundamental no processo de combate à dengue. “Medidas simples, como a eliminação de recipientes que acumulem água parada, podem contribuir para o controle da proliferação do vetor. Contamos com a compreensão da comunidade para combatermos a dengue”, disse.