Destaque, Infraestrutura|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

“Qualidade e Durabilidade”, essas são palavras de ordem quando o assunto é investimento em melhorias na malha asfáltica de Gurupi nos últimos anos. A Prefeitura de Gurupi tem intensificado as obras visando a recuperação do asfalto da cidade, que é antigo e necessitava de urgente manutenção. Somente em um dos contratos em execução atualmente, são 30 bairros que receberão recapeamento com materiais de maior resistência, como o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O setor Campo Bello e a Avenida Antônio Nunes já estão recebendo os serviços que em breve vão avançar para outras regiões da cidade.

Para recuperar o tempo de desgaste e falta de manutenção necessária nas vias urbanas da cidade nas últimas décadas, a Prefeitura de Gurupi buscou parcerias para a captação de recursos junto a bancada federal em Brasília para investir nesta demanda que se tornou uma das prioridades do Município. Mas não parou por aí. A gestão também buscou meios de investir recurso próprio neste projeto de recuperação asfáltica que é o maior da história da cidade, contratando um financiamento de R$ 58 milhões junto ao Banco do Brasil, aprovado pela Câmara Municipal, para ampliar ainda mais o alcance de setores beneficiados com as melhorias.

Foto: Avenida dos Esportes no setor Campo Bello recebendo recapeamento asfáltico em CBUQ. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

As obras já foram iniciadas pelo setor Campo Bello e a Avenida dos Esportes foi a primeira a receber recapeamento em CBUQ, por ser uma das vias de maior fluxo. Assim como ela, a Avenida Antônio Nunes, que dá acesso a Universidade de Gurupi – UnirG e ao Aeroporto Comandante Jacinto Nunes, também já está recebendo a melhoria. Outras 30 vias de maior tráfego e de acesso a várias regiões da cidade também serão contempladas com este material. As demais vias de menor fluxo nos 30 setores beneficiados neste contrato receberão recapeamento com micro revestimento asfáltico, baseado no estudo de trafegabilidade e mobilidade feito pela Prefeitura de Gurupi.

Avenida Antônio Nunes recebe recapeamento asfáltico em CBUQ nesta segunda-feira, 26. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes destaca que em sua gestão, as obras de pavimentação e recapeamento asfáltico são realizadas prioritariamente com o CBUQ, pois a durabilidade do material é maior, o que além de resolver problemas de más condições nas vias, gera economia com manutenção. “O asfalto de Gurupi é bem antigo e não teve a manutenção necessária ao longo dos anos. Então, fiz o compromisso com a população de que buscaria resolver esse problema na infraestrutura local. Fui atrás de parcerias com parlamentares, com o Governo Estadual e Governo Federal, mas também colocamos recursos próprios. As obras de recapeamento estão a todo vapor, no Centro da cidade e no Campo Bello as máquinas já estão implantando o CBUQ. E nos próximos meses outras frentes serão iniciadas”, disse.

Outras obras

Com os R$ 58 milhões financiados pela Prefeitura, ainda serão realizadas obras como instalação de lâmpadas de Led no sistema de iluminação pública da cidade. Outra obra prevista com o financiamento é a construção de uma ponte sobre o córrego Água Franca, na Via Perimetral Sul, que vai interligar as rodovias federais BR-153 e BR-242.

Maior programa de revitalização de praças e parques

Outra parte do recurso do financiamento será destinada a criação do maior programa de revitalização de praças e parques de Gurupi para promover melhorias na qualidade de vida da população, com novos espaços de lazer e entretenimento. Serão construídas e revitalizadas praças nos setores: João Lisboa da Cruz, Vila Nova, Campo Bello, Nova Fronteira, Bom Sossego, Sol Nascente, Trevo, Industrial, Pedroso, Residencial Madrid, Jardim Tocantins e Waldir Lins.

Maior programa de recapeamento de qualidade de Gurupi

Outros contratos, um deles já em execução, também somam esforços no maior programa de recuperação asfáltica de qualidade da história da cidade. Ao todo serão 300 km de vias recuperadas somando os cinco contratos oriundos de emendas parlamentares e o financiamento contratado pelo Município. As Ruas 15 e 16, e o trecho da Avenida Maranhão entre as Ruas 01 e 16, no Centro, também estão passando por obras de recapeamento. Elas integram o recurso de R$ 10.075.676,49, oriundo de emenda de bancada, com contrapartida do Município, que também contempla as Ruas M, D, 07, 20, Avenidas Amapá, Pará (trecho) e Goiás (da rua 13 até o Setor Boulevard).

Confira os outros três contratos que também serão iniciados ainda no primeiro semestre:

Emenda do Deputado Osires Damaso (R$ 10.086,295,00) – dez milhões, oitenta e seis mil, duzentos e noventa e cinco reais)

Expectativa de início das obras ainda nesta semana (Avenida Sergipe – da Avenida S-15 até o Trevo da BR-153; Avenidas Piauí, Pernambuco e Mato Grosso; Ruas 14, 12, 11, 10, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 08, 09, 10 e 19, todas no trecho entre as Avenidas Pernambuco e Mato Grosso.

Emenda do Deputado Carlos Gaguim (40 milhões):

Previsão de publicação da licitação até dia 15 de março.

Emenda da Senadora Professora Dorinha (8,3 milhões):

Convênio previsto para licitação até o mês de abril e início das obras estimado para maio.