Destaque, Educação|

Por Geovana Penha – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante a manhã desta segunda-feira, 26, a formação para os monitores do Programa ESTARTE, que tem como finalidade contribuir para a alfabetização e letramento dos estudantes, promovendo ao mesmo tempo a melhoria do desempenho escolar e a redução das taxas de evasão, reprovação e distorção idade/ano.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, o momento é uma oportunidade importante para alinhar estratégias educativas, promovendo uma abordagem integrada e coerente para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

“O ESTARTE é uma estratégia educativa, que possibilita a ampliação de tempos e espaços escolares, nesse sentido, é preciso que o trabalho desenvolvido esteja em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. Isso significa que, as ações devem estar articuladas com outras ações educativas”, ressaltou a coordenadora do Programa, Jéssica Sarah Nery. “Ele oportuniza ampliar os horizontes educacionais de nossos estudantes, proporcionando-lhes não apenas conhecimento acadêmico, mas também oportunidades de crescimento pessoal e cultural. Ele também proporciona o desenvolvimento da aprendizagem da criança como um todo, evitando situações de vulnerabilidades”, acrescentou.

O Programa foi um pedido da prefeita Josi Nunes, que na ocasião ressaltou a parceria e colaboração da Prefeitura na implantação e execução do Programa. “É com imensa satisfação que eu falo de uma iniciativa que está no centro de nossa visão para a educação em nossa cidade: o Programa ESTARTE. Eu sempre acreditei que a educação é a chave para o progresso e o sucesso de uma comunidade. Este programa não é apenas mais uma iniciativa educacional, mas sim uma abordagem abrangente e inovadora para fortalecer nossas escolas e enriquecer a jornada educacional de nossos estudantes”, afirmou.

O ESTARTE tem sido implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional, em algumas escolas da rede municipal totalizando 3.113 alunos participantes, e funciona como uma extensão para o Ensino Integral.

Ele visa mobilizar a comunidade escolar realizando reuniões ou assembleias com os diversos segmentos, a fim de que compreendam os objetivos do Programa Estarte e como será o seu funcionamento. A Equipe Diretiva deve esclarecer as dúvidas das famílias em relação às atividades, à organização dos tempos e espaços, das atividades complementares priorizando o acompanhamento pedagógico. Maria Simone, uma das monitoras do Programa, frisou que é uma ferramenta que vem para agregar e auxiliar no aprendizado do aluno, como também especificar as principais necessidades dentro e fora da sala de aula.

Este acompanhamento, monitoramento e avaliação do Programa será coletiva: Supervisão Pedagógica, Coordenadoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade, Coordenadoria de Inspeção Escolar, Normatização e Inovação Tecnológica em todas as escolas contempladas, e as aulas terão início nesta terça-feira, 27.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi