Destaque, Saúde|

Por Josy Donato- Ascom Semus

Por conta do período chuvoso a Prefeitura de Gurupi tem intensificado as ações de combate à dengue. Nesta sexta-feira,  01, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), enviará as equipes de combate à dengue ao setor Cidade Industrial para realizar um mutirão de limpeza e orientação aos moradores do bairro.

A secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, explica que os mutirões são realizados primeiro nos bairros com maior número de notificações de casos das arboviroses no município. “Essas ações visam reduzir os focos do mosquito seja por meio da limpeza realizada pelos nossos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), nas residências, nos lotes e nas casas abandonadas e também por meio das orientações para que a população nos ajude com esse trabalho de eliminação dos criadouros e assim reduzir os focos dos transmissores”, ressaltou a secretária.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução nos casos de dengue, chikungunya e zika no Município de Gurupi.

Mesmo assim, é preciso redobrar os cuidados, como alerta o coordenador de vigilância epidemiológica, Halex Cavalcante que ressaltou ainda que é preciso que a população colabore recebendo os ACEs em suas residências.  “ Temos intensificado nosso trabalho, mas solicitamos que as pessoas abram as portas para os agentes de combate a endemias fazerem a inspeção primária e assim ajudá-las em alguma coisa que elas não consigam identificar dentro da residência. Nossos agentes sempre trabalham identificados com crachás para passar essa segurança para a população, pedimos a colaboração de todos”, ressaltou Cavalcante.

Os próximos bairros a receberem o mutirão da equipe de combate à dengue devem ser o Vila Íris, Jardim dos Buritis e Vila Independência. “ A escolha dos bairros é feita conforme os números de notificações que vamos recebendo, por isso não temos um cronograma definido pois os dados vão mudando, dessa forma conseguimos atender aqueles que precisam mais urgente do mutirão”, explicou a Coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Nathalya Moreira.