Desenv. Econômico, Destaque, Gabinete|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Nesta segunda-feira, 11, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, recebeu em seu gabinete a visita do governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira, para discutir estratégias voltadas à instalação de uma nova empresa no ramo do agronegócio na Capital da Amizade. A Atlas Agro, com matriz em Canarana-MT, planeja investir no cultivo e industrialização de gergelim no município e na região Sul do Estado.

O encontro teve como objetivo principal estreitar a parceria entre o Município e o Governo Estadual, visando atrair o investimento para a cidade e impulsionar a geração de empregos. A Atlas Agro tem como propósito fomentar o cultivo de gergelim durante a safrinha, trabalhando em colaboração com produtores locais, adquirindo o produto e realizando sua industrialização para exportação, conforme explicado pelo CEO da empresa, Bernardo Garcia.

Como parte da política de incentivos da Prefeitura de Gurupi ao desenvolvimento econômico, o Município já está analisando possíveis áreas no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) para doação à empresa.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes destacou a importância dessa parceria com o Governo do Estado, enfatizando que atrair grandes empresas e gerar empregos é uma das prioridades de sua gestão. “Temos tido grandes resultados e sucesso nessa área nos últimos anos e, com isso, gerado muitos empregos. É importante essa parceria com o Governo para atrair grandes empreendedores. Nós temos áreas no município para atender empresas desse porte. Nosso objetivo é que Gurupi cresça juntamente com com todo o Estado”, afirmou.

O governador em exercício Laurez Moreira salientou que é uma preocupação do Governo do Estado criar empregos e oportunidades para a população. Ele destacou que Gurupi é uma cidade estratégica e que o cultivo do gergelim, apesar de ser uma novidade no estado, tem um grande potencial de crescimento. “Esse grupo está trazendo o que há de mais moderno nesta área, eles financiam o cultivo, depois compram o gergelim e industrializam, gerando empregos. É isso que a gente quer, melhorar a vida das pessoas. Gurupi é uma cidade estratégica e estamos orgulhosos de fazer essa parceria com a Prefeitura de Gurupi para industrializar a cidade”, disse.

O CEO da empresa, Bernardo Garcia, reforçou que Gurupi é um centro estratégico para os investimentos da empresa. “Primeiro pelas condições agronômicas, que são propícias para cultura do gergelim, que vem para revolucionar a safrinha da região Sul do Estado. Essa região tem se tornado um polo logístico. Para distribuição de sementes de qualidade para o produtor brasileiro a nível nacional, a gente entende que o Tocantins vai ser muito estratégico para nós e Gurupi está no centro dessa estratégia”, comentou.

Sobre a forma de atuação da empresa, o empresário acrescentou que será uma revolução no agronegócio da região. “Nós oferecemos ao produtor rural a oportunidade de plantar gergelim com garantia contratual de preço, ao mesmo tempo que financiamos o produtor com insumos e genética de qualidade. Então é uma oportunidade de explorar uma nova cultura na safrinha, pós o plantio e colheita de soja, o produtor tem a oportunidade de escolher o gergelim com uma cultura altamente rentável na safrinha. Nós somos compradores desse produto, beneficiamos e exportamos para o mercado global, em mais de 30 países”, explicou, concluindo que o investimento na cidade poderá gerar centenas de empregos na cidade.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café; o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima; a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Daniela Prudente; os deputados estaduais Gutierres Torquato e Eduardo Fortes; além de vereadores e secretários municipais.