Destaque, Saúde|

Josy Donato-Ascom Semus Gurupi

A Unidade de Saúde da Família (USF) do setor Campo Belo, em Gurupi, esteve movimentada na manhã desta terça-feira, 05, durante o evento “Março Lilás” dedicado às mulheres com diversos serviços de saúde e bate papo com sobre à conscientização e prevenção ao O câncer do colo do útero (CCU). Organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gurupi e com o Hospital de Amor.

Durante o evento foram ofertados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C; aferição da pressão arterial e glicemia; alongamento com fisioterapeutas e coleta de preventivo citológico.

A dona de casa Edilaine da Silva Farias, comentou que foi informada pela agente de saúde dela sobre o evento e aproveitou para fazer o exame papanicolau. “Não poderia deixar de vir, é muito importante e como não lembro se fiz o exame preventivo ano passado eu corri para aproveitar. Antes eu tinha um tabu, um medo de fazer esses exames, mas achei tão simples e penso que é melhor cuidar da saúde e prevenir, pois, se der alguma coisa, está no começo é mais fácil tratar”, expressou a dona de casa.

A ginecologista Thaís Passos fez um bate papo com as mulheres explicando sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, conhecidas como condiloma. “ O câncer de colo uterino pode ser detectado através da coleta da citologia, o Papanicolau, onde é possível identificar lesões, que podem levar ou não a esse tipo de câncer. A detecção precoce é muito importante para diminuir as chances dessas lesões evoluírem para a forma mais grave que é o câncer de colo uterino”.

Dentre as principais formas de prevenção, como explicou a ginecologista, estão a vacina contra o HPV, que deve ser aplicada entre os 9 e os 14 anos de idade em meninas e meninos. “ O uso do preservativo também é muito importante para evitar o contágio. E sempre oriento também que todas as mulheres que iniciaram a vida sexual dois a três anos após o contato sexual, pois o vírus tem um tempo de ação, realizem o exame preventivo”, concluiu.

Participaram também do bate papo a coordenadora de apoio ao paciente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Maria de Fátima Nassif e a coordenadora de ações e voluntários do Hospital de Amor em Gurupi-TO Danielle Silva.