Assistência Social, Desenv. Econômico, Destaque, Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Logo no início da manhã desta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Gurupi mobilizou uma equipe coordenada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Assistência Social para prestar assistência às famílias afetadas pelo transbordamento do córrego Pouso do Meio. O alagamento ocorreu nesta terça-feira, 19, devido ao grande volume de chuvas, atingindo 74.4 mm, e do rompimento de uma represa nas proximidades da bacia do córrego.

A Defesa Civil Municipal realizou um levantamento que apontou aproximadamente 30 residências impactadas pelo alagamento, nos setores Jardim Tocantins e Jardim da Luz, na região Norte da cidade. Os danos registrados foram apenas materiais, como móveis ou eletrodomésticos danificados pela água. Nenhum imóvel chegou a ser interditado e nenhuma família ficou desabrigada.

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, destacou que este foi um caso atípico que tomou grandes proporções devido ao rompimento da represa. “O que ocorreu de atípico foi o rompimento de uma represa acima da bacia do Pouso do Meio e, por isso, a elevação do nível da água foi bem acima do que se costuma registrar em outras situações semelhantes, causando alagamento em regiões que normalmente não são afetadas”, explicou.

Defesa Civil, Meio Ambiente e Assistência Social unem esforços para atendimento às famílias impactadas pelo alagamento. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A Secretaria Municipal de Assistência Social designou várias equipes para visitarem as famílias afetadas, coletando informações sobre os prejuízos causados e prestando o devido auxílio de acordo com a necessidade de cada morador. “Distribuímos nossas equipes pela região afetada, visitando casa por casa, para fazermos um levantamento dos danos causados e das necessidades das famílias para podermos ajuda-los”, disse a titular da pasta, Rayane Nascimento.

Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também foi acionada para realizar a limpeza nas áreas mais afetadas e retirar a terra que se acumulou nas vias por causa da enxurrada. A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) também fez parte da operação com a interdição, sinalização da área e orientações com os agentes municipais de trânsito.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Moradores da região relataram que nunca houve um alagamento desta proporção. A auxiliar de serviços gerais, Iraci de Souza Lima, mora no Jardim Tocantins há 15 anos e conta que é a primeira vez que sua casa foi alagada. “A água sempre ficava mais ali embaixo no final da Rua, só que agora entrou aqui pela primeira vez e danificou alguns móveis. Mas as equipes da Prefeitura já estão aqui prestando informações e auxílio, ficamos muito gratos a essa atenção”, comentou.

A dona de casa Natalina Ramalho mora há mais tempo no bairro. São quase 30 anos residindo no Jardim Tocantins e disse que poucas vezes viu um transbordamento nesta proporção. “Alagamento nesse nível não é comum aqui, geralmente a água vem até mais embaixo. Nossa casa não foi atingida, mas estou aqui acompanhando a situação dos vizinhos e a equipe da Prefeitura desde ontem está passando por aqui para prestar as assistências”, relatou.

Monitoramento

A Prefeitura de Gurupi segue monitorando a situação e prestando informações aos moradores da região. O nível da água segue baixando, mas a área ainda é de risco e a Defesa Civil orienta para que condutores e transeuntes ainda não se arrisquem em atravessar o local até que o córrego esteja em seu curso normal.

Fiscalização

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente vai intensificar as fiscalizações de represas e barramentos na região da bacia do córrego Pouso do Meio, em colaboração com as equipes do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins. O objetivo é identificar possíveis barramentos que possam vir a romper devido às chuvas intensas.