Destaque, Educação|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg) renovou por mais um ano as parcerias com instituições beneficentes e de voluntariado que atendem 3.602 crianças e adolescentes do Município. A solenidade para assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica foi realizada na manhã desta quinta-feira, 07, no auditório do Ipasgu e contou com a participação da prefeita Josi Nunes e dos representantes das entidades parceiras.

Foram firmados 13 acordos e 1 termo de cessão de uso de uma sala de aula da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães para o Sesc Parque Primavera. Os acordos garantem a prestação de serviços públicos na área educacional, esportiva e de cultura sem nenhum custo aos beneficiados. Os documentos asseguram que o Município fornecerá profissionais do seu quadro de servidores, alimentação escolar, material de expediente, produtos de limpeza, espaços físicos, entre outros incentivos aos parceiros, beneficiando estudantes da rede municipal que recebem assistência social, esportiva, cultural ou educacional das entidades conveniadas.

A prefeita Josi Nunes reforçou sobre a importância das parcerias e enalteceu o trabalho desenvolvido pelas entidades na formação das crianças e adolescentes. “Sempre destaco que a palavra-chave da nossa gestão é parceria. Desde o primeiro ano temos contribuído com essas instituições e neste ano, mais uma vez renovamos a cooperação, pois isso vai colaborar para a formação dessas crianças, vai transformar vidas e gerar mais qualidade de vida para elas. As instituições filantrópicas têm papel fundamental nesse processo, por isso contam com nosso apoio”, disse.

Prefeita Josi Nunes enaltece importância do trabalho das associações. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, enfatizou sobre a relevância desse apoio para as instituições. “Sabemos o quanto esse incentivo faz a diferença na área educacional. Por meio dessa parceria, essas entidades vão dar continuidade a esse trabalho social, educativo e cultural. É muito gratificante ver esse acordo ser concretizado, pois a educação não anda sozinha, e com esse trabalho colaborativo do Município com as associações, nossas crianças têm a oportunidade de aprender e se desenvolver mais”, afirmou.

Entidades comemoram

A parceria renovada com a Prefeitura de Gurupi foi motivo de gratidão para as entidades beneficiadas. A presidente da APAE de Gurupi, Alessandra Pereira, destacou a importância do apoio. “Nosso intuito é beneficiar nossos alunos, e a cessão de servidores da Prefeitura é fundamental para termos sucesso no nosso trabalho na APAE. Sem essa parceria, não teríamos os resultados positivos alcançados nos últimos anos”, relatou.

A presidente da Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré – ABEMN, Miriam Rodrigues, também externou sua satisfação com o acordo renovado para 2024. “Já vamos para o sexto ano de parceria com a Prefeitura de Gurupi e sem essa ajuda não poderíamos existir, pois somos uma associação filantrópica e não temos recursos próprios para atendermos os 72 bebês de 0 a 2 anos de idade que temos atualmente, ou seja, é essencial esse apoio. Fico muito feliz por isso”, contou.

Presidente da ABEMN, Miriam Rodrigues, destaca que a parceria é fundamental para a entidade. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Instituições beneficiadas

Associação Berçário Espírita Maria de Nazaré – ABEMN

Associação Gurupiense Amigos do Basketball – AGAB