Destaque, Educação|

Por Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), e a Universidade de Gurupi (UnirG), realizam uma capacitação sobre primeiros socorros para os profissionais da educação infantil da Rede Municipal de ensino. A ação acontece nesta quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, às 19h, no auditório da Casa do Empreendedor, que fica na Rua 04, esquina com a Avenida Pará.

Em 2023 também foi promovida capacitação sobre primeiros socorros aos profissionais da educação do Município. Foto: Arquivo Semeg

A ação faz parte do projeto “Ensinando a Salvar Vidas” e será dividida em dois dias, para que todos os profissionais da educação sejam capacitados.

O projeto é embasado na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que trata sobre a obrigação de professores e servidores de instituições de ensino público e privado da educação, sobre noções de primeiros socorros.

A Lei Lucas foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, uma criança de dez anos que faleceu após se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. Esta lei torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privados de educação básica, assim como estabelecimentos de atividade infantil.

O secretário Municipal da Educação, João Paulo Lima, destaca que a participação dos profissionais da educação é essencial. “É uma maneira de tornar nossos profissionais ainda mais qualificados garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos e da comunidade escolar. Essa capacitação também é importante para as unidades escolares manterem o Alvará de Funcionamento”, ressaltou.

Programação

A Capacitação do Projeto “Ensinando a Salvar Vidas” abordará o tema “Primeiros Socorros aplicados à Lei Lucas”, visando preparar os profissionais da educação da rede municipal de ensino, para situações de emergência nas escolas.

Dia 17 (quarta-feira) 19h – a primeira turma, com cerca de 74 profissionais (professores e auxiliares) participa da capacitação.

Dia 18 (quinta-feira) 19h – é a vez da segunda turma, com cerca de 74 profissionais, que participam.

A capacitação será ministrada por alunos do curso de enfermagem da Universidade de Gurupi (UnirG).