Cultura e Turismo, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Biblioteca Municipal Professora Deusina Ribeiro, está preparando uma série de atividades artísticas e literárias para alunos da Rede Municipal de Gurupi e a comunidade em geral. As ações ocorrerão entre os dias 16 e 18 de abril, com diversas atividades planejadas no Centro Cultural Mauro Cunha e na Biblioteca Municipal.

O objetivo principal dessas atividades é ressaltar o valor da leitura no processo de formação do ser humano e promover uma maior interação entre a cultura e a educação por meio de ações lúdicas, conforme destaca a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini. “Nosso intuito com essa programação é promover a importância da leitura e sua influência positiva no desenvolvimento pessoal e intelectual. Queremos criar experiências significativas que incentivem o hábito da leitura desde cedo e fortaleçam os laços entre cultura e educação”, afirmou.

A programação incluirá “contações” de histórias, visitas guiadas ao museu e biblioteca, piquenique literário e apresentações artísticas, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para todas as idades.

Demy Brito, coordenadora da Biblioteca Municipal, ressalta a importância dessas iniciativas, especialmente em uma era em que os recursos digitais muitas vezes afastam as crianças e adolescentes do universo mágico da leitura. “A leitura deve sempre ocupar um lugar de destaque na formação do ser humano. É através dela que as crianças desenvolvem sua imaginação, ampliam seu vocabulário e adquirem conhecimento sobre o mundo que as cerca”, enfatiza.

O dia 18 de abril é uma data que celebra a literatura infantil nacional, pois marca o nascimento do renomado escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Nesse contexto, é uma oportunidade para homenagear o autor e destacar a importância da literatura infantil na formação cultural e educacional das crianças brasileiras.

16 e 17/04:

Ação: Piquenique literário