Destaque, Saúde|

Foto: Lino Vargas/Secom Guurpi

Josy Donato- Ascom Semus Gurupi

As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA) do Município de Gurupi terão atendimento gratuito na rede de saúde municipal.

O público será atendido por meio do projeto “Acolhendo as Cores”, implementado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), neste mês de maio. Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Ney Luz e Silva, no setor Nova Fronteira, a partir da próxima segunda-feira, 27.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O projeto “Acolhendo as Cores” irá proporcionar um atendimento multidisciplinar e especializado, incluindo serviços de neuropediatra, psiquiatra, psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Para a secretária de Saúde, Luana Nunes, a iniciativa representa um grande avanço no cuidado de pessoas com TEA ou TDHA no município. “Lutamos muito por isso e finalmente conseguimos. Esta semana nós entraremos em contato com os pacientes da APAE para o retorno dos atendimentos que já eram feitos nas unidades. Também entraremos em contato com os pacientes que estão na fila da regulação para as outras especialidades”, afirmou a secretária.

Os primeiros pacientes atendidos serão os alunos da APAE que já eram assistidos pelo Município, e não precisarão de novo encaminhamento. Pacientes que possuem encaminhamentos entregues na regulação também serão contatados para iniciar o tratamento. Quem precisar de acompanhamento ou algum paciente que necessitar de novas especialidades para as quais ainda não tem encaminhamento, deve seguir o trâmite normal da regulação: procurar a USF, passar pela consulta e ser encaminhado.

A Central de Controle e Regulação da Semus está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas dos pacientes ou interessados em buscar atendimento, basta entrar em contato pelos telefones: Mais informações: (63) 9 9117-1966, 3315-0082 ou 3315-0086. A partir de segunda-feira, a UBS Ney Luz, localizada no setor Nova Fronteira, estará aberta para atender a partir das 7h.