Desenv. Econômico, Destaque, Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o intuito de promover a conscientização e a preservação ambiental, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está organizando uma programação repleta de atividades voltadas para a Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, o evento promete envolver a comunidade em ações educativas e práticas entre os dias 27 de maio e 06 de junho.

Na programação, diversas atividades estão programadas para ocorrerem em diferentes locais da cidade, abrangendo desde palestras informativas até visitas a locais de interesse ambiental.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Joice Caldeira, destacou a relevância das atividades de promoção ao Meio Ambiente. “Estamos muito entusiasmados com a diversidade de atividades que planejamos para a Semana do Meio Ambiente. Cada evento foi cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência única e educativa, visando despertar o interesse e a reflexão sobre a proteção de nosso meio ambiente”, disse.

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, ressalta a importância das ações para a conscientização da população. “A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade única para todos nós refletirmos sobre o nosso papel na preservação do meio ambiente. Essas atividades visam levar informação e motivar ações concretas em prol da sustentabilidade e do bem-estar de nossa comunidade”, destacou.

Parceiros

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Viveiro Municipal, Corpo de Bombeiros, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, e empresas como a BRK Ambiental, Energisa, Ecovias do Araguaia, AFV Ambiental, Rádio 104 FM e Bicicleta e Companhia e Sindiposto.

Programação

Dia 27 de maio será iniciada a campanha com uma Ação de Educação Ambiental no Programa de rádio Revista 104 e divulgação da Semana do Meio ambiente.

No dia 28, às 08h30, terá oficina de pintura, onde alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Lino de Sousa serão avaliados, com premiação de 1º e 2º lugar com tablets.

Dia 29, às 08h30, terá oficina de Produção de Mudas na UFT, com alunos da Rede Estadual e sorteio de uma bicicleta entre os alunos participantes.

No dia 03 de junho, no Centro Cultural Mauro Cunha, ocorrerá uma palestra sobre resíduos químicos contaminados, ministrada pela engenheira ambiental e sanitária Jéssica Paula de Oliveira Rodrigues e Alexandre Vargas de França, diretor da AVF Ambiental.

Já no dia 04, no Viveiro Municipal, alunos de escolas municipais terão a oportunidade de participar de uma visita ao viveiro, seguida de uma palestra sobre aceleração no processo da restauração da terra, ministrada pela doutora em produção vegetal, Mireia Aparecida Bezerra Pereira. O evento também incluirá a entrega de tabletes aos vencedores de um concurso de desenho e a distribuição de vale mudas.

No dia 05, os alunos da rede municipal visitarão a Estação da BRK Ambiental de Tratamento de Água (ETA), onde receberão uma palestra educativa sobre a importância da água doce para a sobrevivência na terra.

Encerrando as atividades no dia 06, 120 alunos serão levados para uma tarde de cinema no Mobi Cine, onde assistirão a um filme educativo sobre o meio ambiente.