Destaque, Saúde|

Josy Donato- Ascom Secretaria de Saúde de Gurupi

Fotos: Lino Vargas

Nesta terça-feira, 18, a Carreta do Hospital de Amor começou seus atendimentos em Gurupi. Uma ação promovida em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade móvel estará disponível para exames gratuitos de mamografia até sexta-feira, 21, das 8h às 17h, em frente à Secretaria de Saúde, na Avenida Pernambuco, entre ruas 1 e 11.

A carreta e equipada com um mamógrafo. Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi.

Os exames são destinados a mulheres entre 40 e 69 anos, uma faixa etária ampliada em relação à cobertura habitual da Clínica da Mulher de Gurupi, que atende a partir dos 50 anos de idade. Segundo a coordenadora de Ações de Voluntários do Hospital de Amor em Gurupi,  Danielle Silva, uma oportunidade para mulheres mais jovens realizarem o exame preventivo.

“A prevenção é o caminho. Se cuidar, se amar, e ter essa atenção com a saúde sempre. E essa é a uma oportunidade para contribuir com a comunidade gurupiense. A carreta que anda por todas as cidades do Tocantins levando prevenção, levando saúde e alerta para todas as mulheres”, pontuou.

A dona de casa Osmarina Nunes de Souza, de 47 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a mamografia pela primeira vez. “Na minha família nunca teve ninguém com câncer, mesmo assim a gente precisa ter esse cuidado com nossa saúde, então fiquei sabendo e vim logo cedo pra fazer”, contou.

Neuziene Dias, de 53 anos, dona de casa, também compartilhou sua experiência. Com histórico familiar de câncer de mama, Neuziene fez o exame pela última vez há seis anos e destacou a importância de não perder essa oportunidade. ” Duas irmãs minhas teve câncer, uma delas de mama, e eu já passei dos cinquenta então agora é ficar mais atenta e sempre fazer a mamografia. Essa parceria da prefeitura com a carreta é muito importante para nós”.

Atendimentos

As mulheres que não realizaram mamografia nos últimos 12 meses, bastam comparecer à carreta do Hospital de Amor, que está estacionada em frente a Secretaria Municipal de Saúde, levando cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Baixa demanda

Conforme divulgado anteriormente, a carreta estava programada para permanecer na cidade por duas semanas. No entanto, devido à baixa demanda, os atendimentos serão concentrados apenas nesta semana, de 18 a 21 de junho.

A Secretária de Saúde, Luana Nunes, explicou a redução na demanda pelo exame de mamografia. “A Clínica da Mulher de Gurupi realiza regularmente esses exames, atendendo de forma eficiente a população local. Com isso, muitas mulheres já estão sendo acompanhadas e monitoradas preventivamente o que reduziu bastante a demanda pelo exame”, afirmou Luana.