Destaque, Saúde|

Josy Donato- Ascom Secretaria de Saúde de Gurupi

Em uma ação que visa promover a saúde da mulher, a Carreta do Hospital de Amor estará em Gurupi entre os dias 18 a 21 e 24 a 27 de junho. Em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade móvel oferecerá exames de mamografia gratuitos, fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama.

Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, na carreta que ficará estacionada em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Mulheres com idades entre 40 e 69 anos interessadas em realizar o exame devem levar cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Endereço.

A prefeita Josi Nunes destacou a importância desta parceria.  “Esta parceria com o Hospital do Amor de Barretos é muito importante para nós, porque eles realizam um belo trabalho que fortalece e contribui para alcançar ainda mais mulheres para realizarem a mamografia e prevenirem-se contra o câncer de mama”.

Sobre a Mamografia

A mamografia continua sendo o método mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, podendo identificar lesões até dois anos antes de serem palpáveis. A faixa etária recomendada para o rastreamento com mamografia é de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

A mamografia é um exame radiológico que utiliza um aparelho específico chamado mamógrafo para avaliar o tecido mamário. Com o avanço da tecnologia, surgiu a mamografia digital, que utiliza um sistema equipado com receptor digital e um computador, proporcionando imagens de alta qualidade com menor dose de raios X e maior eficiência no diagnóstico.

Sobre o Hospital do Amor

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) é uma instituição reconhecida nacionalmente pela excelência no tratamento e prevenção do câncer. Através de unidades móveis e parcerias com prefeituras, a instituição leva atendimento especializado a diversas regiões, contribuindo para a saúde e bem-estar da população.