Desenv. Econômico, Destaque, Meio Ambiente|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Gurupi deu um importante passo rumo à sustentabilidade ao receber o certificado de adesão ao Programa Agenda A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, teve seu plano aprovado e recebeu o certificado, assinado pela ministra Marina Silva, atestando que o Município está apto a implementar o programa.

Certificado de Gurupi assinado pela ministra Marina Silva

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, destaca que a obtenção do certificado exigiu a elaboração de um plano detalhado, que precisou ser aprovado e validado pelo Ministério do Meio Ambiente. “Esse documento é a homologação do Ministério do Meio Ambiente, certificando que o município de Gurupi aderiu ao programa A3P. Para ter esse documento, o município teve que fazer o plano, e esse plano teve que ser aprovado, validado pelo ministério para certificar que Gurupi efetivamente aderiu ao programa,” explicou o diretor.

Rocha destacou que a adesão ao programa é um reflexo do compromisso da administração pública municipal com a agenda ambiental. “Esse documento mostra que Gurupi se comprometeu a dar o exemplo e para poder cobrar dos outros, primeiro se comprometeu a dar o exemplo, validando esse compromisso diretamente ao Ministério do Meio Ambiente para ter o reconhecimento,” afirmou.

A adesão ao A3P também faz parte do cumprimento das metas estabelecidas pelo plano de governo da prefeita Josi Nunes, que inclui a implementação de práticas sustentáveis em todos os departamentos da Prefeitura. “No Tocantins, apenas três municípios fizeram a adesão. Isso é o cumprimento da meta do plano de governo da prefeita Josi Nunes de que iria aderir à agenda ambiental na administração pública,” ressaltou o Diretor.

Além de buscar a redução do consumo de recursos naturais, a administração municipal está empenhada em tornar suas operações mais sustentáveis e em atingir a neutralidade do carbono. “Destaco também o compromisso de Gurupi não só em atingir a redução do consumo de recursos naturais, mas tornar a administração pública com práticas ambientais mais efetivas, trabalhando isso em todos os departamentos do município, mas também buscar a neutralidade do carbono, para aquilo que consumimos conseguirmos, através do plantio de árvores e mudas, ir neutralizando o carbono”, disse.

O Programa A3P, que será implementado a partir do segundo semestre, é uma iniciativa voluntária do Ministério do Meio Ambiente destinada a incentivar práticas de sustentabilidade nos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, bem como nos poderes executivo, legislativo e judiciário.

O que é o A3P

O Ministério do Meio Ambiente destaca que a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) visa estimular os órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis, promovendo a preservação do meio ambiente e a eficiência nas atividades públicas. O programa organiza essas práticas em seis eixos temáticos: uso dos recursos naturais, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização dos servidores para a sustentabilidade, compras sustentáveis, construções sustentáveis e gestão de resíduos sólidos.

O programa também oferece assistência técnica aos órgãos públicos parceiros e formaliza a adesão por meio do Termo de Adesão, durante todo o período de atividade do programa. A A3P faz parte do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) e da Secretaria Executiva (SECEX) do Ministério do Meio Ambiente, demonstrando o compromisso do governo federal com a sustentabilidade.