Cultura e Turismo, Destaque|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi deu início ao esquenta para o Arraiá da Amizade 2024 com a abertura da programação dos Arraiás nos Bairros na noite desta quinta-feira, 06, ao lado da Feira Coberta da Rua 13, na saída para Peixe. Organizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Educação (Semeg), o evento tem como objetivo descentralizar as festividades de São João, levando a alegria dos arraiás para diversas regiões do Município.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A festa na Vila São José, que também abrangeu os bairros Sevilha, Setor Leste, Alto dos Buritis e adjacências, contou com apresentações animadas das quadrilhas das Escolas Municipais Vila Nova, José Pereira da Cruz e Odair Lúcio. Os alunos das escolas encantaram os pais e o público presente com suas danças criativas e coloridas. A noite também foi abrilhantada pela junina estilizada Fogo de Pimenta, que deu uma prévia do que será o Arraiá da Amizade, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A noite ainda contou com o show regional da banda Amigos do Samba, que animou a todos com muito forró e músicas típicas de São João, fazendo a comunidade dançar e se divertir.

Show com Amigos do Samba. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou a importância da iniciativa de descentralizar as festividades. “A determinação da prefeita Josi Nunes é levar o Arraiá para os bairros, aproximando a comunidade da festa. Isso promove integração e alegria entre os moradores, além de valorizar a cultura local”, afirmou.

O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, enfatizou que a oportunidade de participação das escolas é essencial. “Dar a chance para as escolas apresentarem suas quadrilhas é muito importante. Os alunos aguardam ansiosamente por esses momentos e pela oportunidade de mostrar seu trabalho”, disse Lima.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A diretora da Escola Municipal José Pereira da Cruz, Luiza Barros, também celebrou a iniciativa. “É uma oportunidade única para as crianças apresentarem para a comunidade. Elas ficaram com uma expectativa e uma alegria muito grande de estarem em um lugar diferente, onde todos tiveram acesso para assistir”, comentou.

Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

Entre os alunos que se apresentaram, Maria Eliza Silva, do 2º ano da Escola José Pereira e com apenas 7 anos, expressou sua alegria. “Fiquei muito feliz de estar aqui. A gente ensaiou muito e ficou muito bonita nossa apresentação”, contou entusiasmada.

A comunidade compareceu em peso e aplaudiu cada apresentação. O vendedor Eliton Nunes enalteceu a iniciativa. “Muito bom esse Arraiá aqui perto de casa, onde vemos as escolas apresentarem. Foi muito bonito. A estrutura ficou boa, a organização está de parabéns”, disse.

Outro morador da região, o mecânico Valdir Souza, que levou sua família ao evento, também apreciou a ideia. “Foi ótimo ver as apresentações das crianças. Trazer a festa para perto das pessoas é uma grande iniciativa. Parabéns à Prefeitura pela organização”, destacou Souza.

Programação do Arraiá nos Bairros

Nesta sexta-feira, 07, a festa continua desta vez no bairro Jardim dos Buritis, na quadra em frente ao CEMEI Irmã Divina, a partir das 19h. Vão se apresentar a junina Flor de Pequi e as quadrilhas das Escolas Municipais Domingos Barreira de Amorim, CEMEI Irmã Divina, Gilberto Rezende Rocha Filho, Professor Valnir Soares e CEMEI Josué Alves Moreira. A banda Mistura Nativa também se apresenta.

No sábado, 08, tem mais. Os setores Nova Fronteira, Vila Íris e região vão receber o Arraiá nos Bairros ao lado da Escola Municipal Professora Ilsa Borges, a partir das 19h. Se apresentam a junina Tradição Matuta, e as quadrilhas das Escolas Municipais Professora Ilsa Borges, Professor Joel Ferreira, Agripino de Souza Galvão, CEMEI Tânia Scotta e CEMEI Senador João Ribeiro. A animação fica por conta da dupla Pedro Henrique e Eduardo.