Destaque, Educação|

Por Gabryella Ferreira – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), realizou uma chamada pública para a compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. O evento, que aconteceu na última terça-feira, 04, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, visa atender à resolução do FNDE, nº 6 de 2020, que determina a compra de 30% dos produtos de agricultores familiares com verba federal.

A chamada pública contemplou cerca de 40 agricultores, que irão fornecer mais de 20 produtos alimentícios diferentes a serem entregues para a alimentação dos estudantes da rede municipal. O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressaltou a importância da parceria com os agricultores familiares e o compromisso em promover uma alimentação saudável para os estudantes. Destacou a relevância da iniciativa e enfatizou o cuidado na seleção dos produtos para garantia da qualidade e segurança alimentar.

Foto: Ascom Semeg

A nutricionista Lucia Isabel Oliveira Santos comentou sobre os benefícios dessa iniciativa. “Recebemos alimentos frescos, com menos agrotóxicos, favorecendo uma alimentação mais saudável aos nossos estudantes. A qualidade dos produtos da agricultura familiar não só melhora a saúde das crianças, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar. Além disso, esses alimentos frescos e naturais ajudam a estabelecer hábitos alimentares mais saudáveis desde cedo, o que é fundamental para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar a longo prazo”, explicou.

A Semeg ressalta que a chamada pública segue todas as diretrizes estabelecidas pelo FNDE, garantindo a compra dos produtos da agricultura familiar de forma transparente e devidamente fiscalizada. Os alimentos adquiridos serão entregues pela SEMEG às escolas, passando por uma rigorosa conferência que será realizada pelo fiscal responsável.