Destaque, Saúde|

Josy Rodrigues Donato- Ascom Saúde Gurupi

Fotos: Gabriel Chagas

Em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a Prefeitura de Gurupi realizou um café da manhã especial para os profissionais que desempenham funções essenciais no município. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde entregou um novo veículo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o objetivo de reforçar as atividades dos agentes de endemias.

Foto: Josy Rodrigues

O veículo, uma picape, será utilizado exclusivamente pelos ACE em operações de bloqueio e borrifação, atendimento de denúncias, transporte durante o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA) e em mutirões de combate à dengue. A aquisição visa aprimorar a atuação das equipes de endemias no controle e prevenção de doenças.

Foto: Gabriel Chagas

Durante o evento, a secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou os avanços da gestão na área da saúde e o compromisso com os servidores. “Além da revitalização completa do prédio do CCZ e da entrega de novos móveis, hoje tivemos a felicidade de entregar esse veículo para os ACE. É um momento de reconhecer o trabalho essencial que eles realizam, celebrar as conquistas da saúde em Gurupi e reafirmar o compromisso da prefeita Josi Nunes com a população e os servidores. Em 2023, conseguimos efetivar os ACS, esse ano a revitalização do prédio do CCZ e agora a entrega do veículo, o que demonstra nosso empenho em valorizar esses profissionais,” ressaltou Luana.

Nathalia Rodrigues, coordenadora dos ACS e ACE, também comentou sobre os progressos alcançados. “Temos muito a comemorar. Tivemos avanços significativos com uma gestão que se preocupa com seus servidores, como a efetivação dos ACE no ano passado. São profissionais fundamentais, os ACS são a porta de entrada do SUS, e desempenham um papel crucial na orientação da população e no combate à dengue e outras endemias.”

Foto: Gabriel Chagas

Representando a prefeita Josi Nunes, que está em Brasília em busca de novos recursos para o município, o secretário-chefe de Gabinete, José Carlos Bessa, parabenizou os servidores e destacou o compromisso contínuo da gestão em valorizá-los.

“A administração municipal está empenhada em garantir sempre as melhores condições para os servidores, porque acreditamos que, quando os profissionais estão bem cuidados e motivados, isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento à população. Uma gestão eficiente é construída com pessoas, e pessoas felizes fazem toda a diferença no serviço público.”, disse.

Participaram do evento os vereadores Ivanilson Marinho, Matheus Monteiro e Davi Abrantes.