Desenv. Econômico, Destaque, Geral|

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Animais foram recolhidos em condição de abandono nas vias públicas.

Em conformidade com a Lei Municipal 2.654/2023, sancionada pela prefeita Josi Nunes, que autoriza o recolhimento e a doação de animais de grande porte abandonados em vias públicas, a Prefeitura de Gurupi está com três cavalos aptos a serem doados.

O Diretor de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Douglas Henrique Morais, destaca que os animais que foram encontrados em situação de abandono, não foram procurados por seus tutores e estão com boa saúde.

Ele ressalta que conforme a lei, os animais recolhidos deverão ser doados, preferencialmente, a entidades filantrópicas ou pessoas físicas, que deverão ter propriedade rural para abrigar o animal.

O interessado em adotar, deverá fazer um cadastro junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e comprovar que tem um local apropriado para abrigar o animal, e arcar com as despesas relacionadas ao bem-estar do equino. Ele ainda ressalta que todos os animais adotados, ficarão registrados em nome do adotante.

“Essa ação tem como objetivo garantir o bem-estar dos animais e preservar a segurança pública, evitando acidentes nas vias”, destacou o Diretor.