Nesta quinta-feira (2) a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social fará a entrega de cerca de 300 Carteiras do Idoso. A solenidade vai acontecer às 14 horas no Centro Cultural Mauro Cunha e contará com apresentações culturais de cantores regionais.

O Prefeito Laurez Moreira informou que com essa entrega de quinta-feira, já totalizam mais de duas mil Carteiras do Idoso que foram disponibilizadas somente nesta gestão.

O secretario de Desenvolvimento Social Edinho Fernandes explica que a Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens intermunicipais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens intermunicipais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003.

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua 1, com a Avenida Maranhão. A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto. (Cíntia Ribeiro/Secom)