Saúde|

Por Nicéia Menegon – Ascom SEMUS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, unidade da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, celebra nesta sexta-feira, 01, seus 17 anos de atuação, em Gurupi e região. Hoje, a partir das 17h, a equipe vai celebrar o aniversário com um momento de descontração, com atividades esgonômicas.

Foto: SEMUS

O ‘momento ergonômico’ acontecerá sob o comando da fisioterapeuta dermatofuncional, Priscila França Marra Noleto, que estará realizando atividades de ginástica laboral e quick massage para a equipe do SAMU.

Segundo o coordenador do setor de demandas e estatísticas, Maiquel Giovani Corso, em 2021, o SAMU de Gurupi recebeu uma média mais de 1.500 chamadas mensais, com uma média de 600 envios de ambulância por mês, no local do ocorrido. Maiquel pontuou ainda sobre o número de trotes que o Samu recebe, só no ano passado a média foi de 76 trotes por mês. “As ligações passam por filtragens, na maioria das vezes os trotes não avançam do primeiro atendimento, sendo identificados. Mas pode acontecer de enviarmos deslocamento se não identificarmos o trote” comenta Giovani.

Foto: SEMUS

Para a coordenadora de enfermagem do SAMU Gurupi, Raquel Tavares de Andrade, o aniversário de 17 anos é uma data especial para toda a equipe que se empenha diariamente com muita dedicação e profissionalismo no SAMU, pois se trata de um serviço essencial para os cidadãos gurupienses e toda a região. “Me sinto realizada em fazer parte dessa equipe e deste trabalho que nos proporciona momentos de imensa alegria em poder Salvar Vidas. Me sinto privilegiada em trabalhar no SAMU e atender a população” enfatiza Raquel.

Foto: SEMUS

De acordo com o secretário municipal de saúde, Vânio Rodrigues, o SAMU Gurupi conta com 76 servidores, que atuam de forma integrada, humanizada e com respeito aos gurupienses. “São enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, condutor socorrista, técnicos auxiliares de regulação médica e demais funções fundamentais para a qualidade na assistência à população, garantindo acesso igualitário, com compromisso e respeito aos que necessitam dos serviços de urgência e emergência pelo SUS” explica Vânio. “Meu reconhecimento ao trabalho prestado e ao empenho de toda a equipe do Samu” parabeniza Vânio, em referência à celebração dos 17 anos de SAMU.