Tecnologia e Inovação|

Com informações da Ascom da FAPT – Edição de Texto: Leilane Macedo/Secom Gurupi

Vários projetos de Gurupi e da Região Sul do Estado foram apresentados durante o Seminário Marco Zero da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins, realizado nesta quarta-feira, 14, em Palmas. Os projetos são financiados pelo Edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins – REDE DESER, FAPT/SEPLAN, que visa o apoio de projetos voltados à região do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR Sul e à estruturação dos CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio.

No total, 13 projetos foram apresentados, sendo 10 dos CDR da região Sul e 03 das regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio. O edital prevê a aplicação de recursos financeiros, no valor total de R$ 1 milhão, oriundos do orçamento do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia criado ainda 2006 e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

Foto: Luciano Ribeiro

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Lady Sakay, esteve presente no evento e destacou a importância destes investimentos. “A Secretaria se fez presente como forma de valorização desta carteira de projetos que foi financiada pela FAPT, Governo do Estado, ação fundamental para o desenvolvimento da região Sul, com a aprovação destes 10 projetos que envolvem várias áreas como agricultura familiar, turismo, saúde, entre outros. O recurso já saiu na sua totalidade, então todos os pesquisadores já receberam os seus cartões com os R$ 50 mil para o desenvolvimento dos seus projetos”, frisou a secretária.

Foto: Luciano Ribeiro

Os projetos para a região do CDR Sul recebem o valor de até R$ 50 mil, para cada proponente, totalizando R$ 500 mil. Já os três projetos voltados para os CDR nas regiões Centro, Médio Norte e Bico do Papagaio receberão o valor de até cento e sessenta e seis mil reais.

Segue lista dos professores, e seus respectivos projetos a serem desenvolvidos no Tocantins:

PROJETOS CDR SUL

• Alex Sander Rodrigues Cangussu: Fortalecimento da agricultura familiar para melhoria da sanidade animal usando vacina aviária desenvolvida em dose única com matriz de liberação controlada à base de quitosana.
  • Raimundo Wagner de Souza Aguiar: Desenvolvimento de produtos biorracionais a partir de planta inseticidas usadas em comunidade indígenas e quilombolas no Tocantins
  • Mara Elisa Soares de Oliveira: Clínica Fitopatológica: uma conexão entre a Universidade e agricultura familiar no sul do Tocantins para produzir alimentos de forma sustentável
  • Maria Regina Teixeira da Rocha: Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis – TO.
  • Fábio Pegoraro: Plataforma de Gestão Ágil de Implementação da Metodologia Lean Healthcare em Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
  • Marcelo Alves: Terra O turismo como ferramenta de desenvolvimento regional do sul do Tocantins.
  • Rodrigo Ribeiro Fidelis: Seleção de linhagens de feijão-caupi voltadas para agricultura familiar
  • Susana Cristine Siebeneichler: Plantas alimentícias não convencionais e flores comestíveis no sul do Tocantins: resgate histórico, produção e apresentação à população
  • Jaqueline Cibene Moreira Borges: Uso de extratos vegetais para produção de fitocosméticos e de produto tradicional fitoterápico na comunidade indígena do Sudeste do Tocantins.
  • Clovis Maurilio de Souza: Implantação de uma Produção de Orquídeas Comerciais em Larga Escala para Abastecimento de Gurupi e região sul do Estado do Tocantins

PROJETOS ESTRUTURAÇÃO CDR

• Marcos Aurélio Cavalcante Ayres: Instalação do CDR Bico do Papagaio na Rede DESER
  • Marielen Aline Costa da Silva: Instalação do CDR Médio Norte na Rede DESER