Destaque, Saúde|

Josy Donato-Ascom Semus Gurupi

Foto: Lino Vargas-Secom Gurupi

Iniciou na manhã desta segunda-feira,13,  mais uma etapa do Projeto Vem Ver Gurupi. O programa vai oferecer gratuitamente consultas, exames e cirurgias oftalmológicas até o próximo domingo, 19, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Gurupi. Realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é reduzir a fila de espera dos pacientes que aguardam por cirurgias oftalmológicas na cidade.

Nesta etapa, a meta é atender mil pessoas, das quais 700 já estão pré-agendadas para cirurgias. A estrutura montada no CEO de Gurupi tem capacidade para atender uma média de 200 pessoas para consultas e exames, além de realizar até 100 cirurgias por dia.

A prefeita Josi Nunes esteve presente no CEO durante a manhã de hoje para acompanhar de perto a ação. Ela destacou a importância do programa: “Iniciamos esse programa no ano passado e estamos dando continuidade porque nosso objetivo é zerar a fila de espera por esse tipo de atendimento em Gurupi. Se você precisa ou conhece alguém que precisa, basta passar no CEO de Gurupi e agendar sua consulta”.

Foto: Lino Vargas-Secom Gurupi

Muitas pessoas aguardavam por cirurgias há mais de 6 anos, e a Prefeitura buscou recursos para iniciar o programa no ano passado. “Temos recursos a princípio para atender 3 mil pessoas, então o objetivo é realizar mil atendimentos por mês até alcançarmos essa meta e, com isso, zerar a fila de espera por cirurgias”, afirmou a secretária de Saúde, Luana Nunes.

Lourivaldo Nunes da Silva, açougueiro, comemorou a oportunidade de realizar sua cirurgia de pterígio após tanto tempo de espera. “Muito tempo aguardando e agora vai dar certo graças a esse projeto”, disse ele.

A professora Luana Matos ressaltou a importância do projeto para a saúde ocular. “Esse projeto é fundamental, pois a visão é algo muito importante, é a janela da vida. Meu filho nasceu com o canal lacrimal entupido e há bastante tempo aguardava pela cirurgia para resolver esse problema. Quando fiquei sabendo, vim logo me informar”.

Para ser atendido pelo projeto, basta procurar o CEO de Gurupi, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família do Casego, no setor União, das 07h às 17h30, desta segunda-feira, 13, até o próximo domingo, 19.