Destaque, Saúde|

Por Josy Donato: Ascom Semus Gurupi

Fotos: Lino Vargas

“Eu estava quase sem enxergar, com catarata nos dois olhos, em novembro do ano passado teve esse projeto e fiz a primeira cirurgia no olho esquerdo e agora voltei para fazer do olho direito e estou muito agradecido pois do outro olho ficou muito bom e agora vai melhorar ainda mais minha visão”, disse o pedreiro aposentado, Edson Joaquim Nascimento, antes de entrar para a sala de cirurgia no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Gurupi.

Ele é uma das centenas de pacientes beneficiados pelo projeto Vem Ver Gurupi que estão tendo a oportunidade de enxergar o mundo com mais clareza. Uma iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que está ofertando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas gratuitas à população.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

O motorista Rodi Carlos Karczeski, de 49 anos, realizou uma cirurgia de catarata pelo programa nesta terça, 14, e conta que ficou satisfeito com o atendimento. “Eu já tinha uma indicação para a cirurgia, estava muito muito preocupado com isso, porque uma cirurgia dessa não é barata e no momento não tinha condições de fazer. Fiquei sabendo do projeto e busquei o atendimento, fui atendido rápido, a cirurgia ocorreu bem e hoje já estou enxergando bem melhor” disse.

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Os atendimentos iniciaram na segunda-feira, 13, e seguem até o próximo domingo, 19, com atendimento das 7h ás 17h30. Até esta quarta-feira, 15, já foram realizadas mais de 300 consultas e cerca de 200 cirurgias. A meta é realizar mil atendimentos até domingo.

“Esses números refletem a eficácia do projeto e com essa ação certamente estamos proporcionando alívio e esperança para aqueles que aguardavam ansiosamente por esse tipo de tratamento”, disse a secretária de Saúde Luana Nunes.

A primeira etapa do programa aconteceu em novembro de 2023. A prefeita Josi Nunes enfatizou a importância do projeto para a comunidade de Gurupi. “Nosso objetivo é promover melhoras na saúde ocular da nossa população ofertando atendimento oftalmológico de qualidade para todos aqueles que precisam, e assim reduzindo a fila de espera por esses atendimentos no Município”, afirmou.