Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta quinta-feira, 21, foram confirmados mais três casos, sendo dois homens, 37 e 64 anos; e uma mulher de 40 anos. Conforme a Vigilância Epidemiológica de Gurupi, os casos tratam-se de um homem de 64 anos, que teve contato com um caso positivo em outra cidade, assim como a mulher, esposa dele, que também teve contato com caso positivo de outro município; o outro caso é um caminhoneiro de 37 anos.

A Vigilância Epidemiológica informou que foram confirmadas a cura de mais quatro pessoas que tinham testado positivo. São três homens entre 1 e 44 anos e uma mulher de 39 anos.

Foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nas últimas 24 horas, 11 testes Swab, enviados ao Lacen, em Palmas, sendo de oito homens, entre 25 e 55 anos; e três mulheres, entre 19 e 48 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Também foram realizados dois Testes Rápidos com resultados negativos.

No Centro de Triagem foram realizados seis testes Swab, enviados ao Lacen, sendo de um homem de 67 anos; e cinco mulheres, entre 23 e 49 anos. E 42 pessoas realizaram os Testes Rápidos com resultados negativos.

Foram realizados no Hospital  Regional de Gurupi (HRG), três testes Swab, enviados ao Lacen, sendo  um homem de 45 anos e duas mulheres, entre 9 e 43 anos. Em um Hospital Particular também foram realizados mais dois testes Swab, de dois homens de 37 e 59 anos. Todos aguardam o resultado em isolamento domiciliar.

Gurupi contabiliza 683 casos descartados,  64 casos confirmados, 41 casos suspeitos e 24 pessoas curadas da Covid-19

Confira o Boletim Completo

Pacientes Internados

A paciente de 66 anos que foi transferida para o Hospital Geral de Palmas (HGP), permanece internada.

Recomendações

O primeiro óbito por COVID-19 e o estágio de transmissão comunitária no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.

O Comitê reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.